As mestrandas da Universidade Federal de Goiás (UFG) Jéssika Hannder e Vanessa Cássia tiveram seus trabalhos selecionados para a Mostra dos Estudantes da Quadrienal de Praga. O evento, que acontece na capital da República Tcheca na primeira quinzena de junho a cada quatro anos é o maior dedicado à arte da cenografia no mundo.
Jéssika Hannder participa deste evento com seu figurino comemorativo que homenageia o Espetáculo: Quecosô, oncotô, oncovô- Goiás singulares no Plural e Vanessa Cássia expõe o projeto: A Onda ressignificando obras de arte famosas, realocando-as no contexto contemporâneo sobre a perspectiva assoladora do Corona Vírus. Os trabalhos foram orientados pelo professor Dr. Dalmir Pereira.
As estudantes do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac-UFG) integram parte dos nove trabalhos que participarão do evento na República Tcheca. Apesar do alto reconhecimento e relevância pelo trabalho, as mostra não paga pelas passagens internacionais e, agora, Jéssika e Vanessa estão planejando formas de conseguir arcar com as despesas da viagem para participar do evento.
Quem tiver interesse em ajudar ou apoiar as estudantes, pode entrar em contato com elas por meio do e-mail jessikahannder@gmail.com
Os estudantes participaram, representando a Universidade Federal de Goiás, entre os dias 20/03 e 05/04, da Mostra Expositiva de Cenografia Tradição e Transgressão – Histórias Raras De Lugares Únicos, em São Paulo. Atividade integrante do calendário oficial da Quadrienal de Praga de 2023, a Mostra de Estudantes é um evento internacional, que reuniu 120 trabalhos de estudantes de teatro do Brasil todo, dos quais foram selecionados 64 trabalhos de artistas brasileiros para integrar a mostra principal que acontecerá em Praga no mês de junho.
A Quadrienal de Praga (Prague Quadrennial – PQ) é um evento mundialmente conhecido que acontece por duas semanas, a cada quatro anos, em Praga, República Tcheca. Foi criada em 1967 para trazer o melhor do design da performance, cenografia e arquitetura teatral para a linha de frente de atividades culturais a serem vividas por profissionais, artistas emergentes e também, pelo público em geral.
A mostra é organizada pelo Ministério da Cultura da República Tcheca e realizada pelo Instituto de Artes e Teatro de Praga. As exposições dos países e regiões são organizadas por organizações culturais importantes de cada país, incluindo ministérios da cultura, institutos de arte e teatro, bem como festivais, companhias de teatro, teatros internacionais de prestígio e escolas.