Carolyne Freitas Galvão, de 17 anos, é bailarina do Balé do Teatro-Escola Basileu França desde 2012. Ela é uma das oito Prize Winners da 46ª edição do Prix de Lausanne 2018, na Suíça. O Prix premia bailarinas e bailarinos com bolsas integrais para estudarem balé em diversas partes do mundo, em escolas ou companhias, com liberdade de escolha para o artista. O Centro em Artes Basileu França é uma escola pública estadual – unidade da Secretaria de Desenvolvimento (SED), em Goiânia.
Basileu França para os artistas
O Governo de Goiás tem investido amplamente nas artes e na cultura do Estado. Para tanto, o Instituto Tecnológico (Itego) em Artes Basileu França, uma das maiores instituições públicas da área artística de Goiás, tem se destacado na preparação e aperfeiçoamento dos bailarinos que se apresentam pelo mundo.
Desde as primeiras edições do Prix de Lausanne 2018, os alunos do Basileu França competem nas etapas finais. Assim, Goiânia e o Estado são representados no mundo por talentos excepcionais, como o da bailarina do Teatro-Escola Basileu França, Carolyne Galvão.
Tudo isso representa os avanços de Goiás ao investir em músicos, artistas e bailarinos, obtendo bons resultados em competições internacionais. Além disso, caracteriza uma iniciativa de transformação social, abrindo portas para o profissionalismo artístico de grupos menos favorecidos da sociedade.