Publicidade
Cidades
| Em 3 anos atrás

Aline Chadud Matoso é a primeira mulher a se tornar coronel na história do Corpo de Bombeiros de Goiás

Compartilhar

Aline Chadud Matoso foi condecorada nesta sexta-feira (2) pelo governador Ronaldo Caiado e tornou-se a primeira mulher na história a alcançar a patente mais alta do Corpo de Bombeiros de Goiás.

Caiado e a primeira-dama, Gracinha, participaram do evento de troca de luvas. O governador não poupou elogios à “pessoa muito querida, a nossa anapolina, primeira coronel do Corpo de Bombeiros”. 

Publicidade

Matoso lembrou que as mulheres puderam integrar o CBMGO somente em 2000, como praças. Em 2010, a corporação teve as primeiras oficiais. “É um passo importante da trajetória feminina na instituição, e é com muito orgulho que compartilho com elas esse momento”, afirmou Aline Chadud Matoso.

Publicidade

No evento, que comemorou o Dia Nacional do Bombeiro, outros bombeiros também foram promovidos. . “O nível de profissionalismo dessa corporação está acima de qualquer outra do país”, disse o governador.

Publicidade

Novos equipamentos

O Corpo de Bombeiros ganhou 18 viaturas operacionais, sendo 11 de resgate, quatro motos, um micro-ônibus, uma viatura de suporte avançado e um caminhão para transporte de carga.

Publicidade

A corporação recebeu, ainda, 36 equipamentos de proteção respiratória autônomos e 607 botas de combate a incêndio.

Ainda no evento, 117 instituições ou pessoas que prestaram serviços relevantes à corporação receberam a Medalha Dom Pedro II. É a maior condecoração do CBMGO. Uma das homenageadas foi a secretária executiva da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia, Luana Ribeiro, com o título de comendadora.

“Me sinto honrada, ainda mais nesse momento de pandemia no qual trabalhamos diuturnamente em prol da saúde da população. Agradeço ao Estado e ao governador”, comentou.  

Publicidade