Uma alimentação saudável, incluindo o consumo de frutas, verduras e legumes, é essencial para a garantia da qualidade de vida. A ingestão regular de alimentos saudáveis faz nosso corpo funcionar adequadamente respondendo todas as funções, além de ajudar na prevenção de doenças. Porém, tão importante como o consumo destes alimentos é a atenção à qualidade deles.
A agrônoma e coordenadora técnica do Cedac (Centro de Desenvolvimento Agroecológico do Cerrado), Alessandra Karla da Silva, afirma que os alimentos orgânicos são a melhor opção para quem busca qualidade na mesa. São classificados como orgânicos, os alimentos que foram cultivados sem o uso de adubos químicos, agrotóxicos, transgênicos e pesticidas. “A quantidade de venenos nos alimentos convencionais é enorme, o que ocasiona uma série de doenças, inclusive cancerígenas. Cada habitante ingere em média 19 litros de agrotóxicos por ano” alerta a agrônoma.
Com esta maior preocupação da população em relação a alimentação, a agricultura orgânica tem ganhado mais espaço. Mas como saber se uma produção é ou não orgânica? Para ser comercializado como orgânico, os produtos devem ser certificados por uma agência credenciada pelo Ministério da Agricultura. Os produtos orgânicos vendidos nos supermercados, precisam conter o selo ‘Orgânico Brasil’, que é concedido pelo Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (SISORG).
O consumo de produtos hidropônicos também têm aumentado nas feiras e mercados. Ao contrário do que alguns pensam, os hidropônicos não são orgânicos. O hidropônico é um alimento produzido em estufas, sem a presença do solo. Eles são cultivados sobre suportes artificiais, em água e recebem soluções químicas para nutrição e tratamento de eventuais doenças.
Na hidroponia, os nutrientes são balanceados diariamente, conforme a necessidade do cultivo, fazendo com que as plantas recebam durante todo seu ciclo de crescimento, as quantidades ideais de nutrientes. “Na minha opinião, os hidropônicos não são uma opção segura para quem busca uma alimentação saudável, pois em alguns casos é necessário a utilização de agrotóxicos”, afirmou Alessandra.
Apesar do crescimento da procura por alimentos orgânicos, a quantidade ainda é bem inferior em relação a agricultura convencional. Alessandra acredita que além da falta de informação, o preço elevado também faz com que os orgânicos tenham menos adeptos. Os orgânicos exigem maior demanda de mão de obra, já que o trabalho é quase todo manual. Pelo fato de não utilizar fertilizantes químicos, estes alimentos demoram mais para atingir o ponto para a colheita, o que também influenciam para o aumento do preço. Mas um dos principais fatores segundo a coordenadora, é a baixa produção. Em Goiás, muitos dos orgânicos vem de outros estados, o que acaba aumentando o valor final, por causa do transporte.
Atualmente existem 15.314 agricultores registrados no Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos do Mapa, em todo o país. Em Goiânia, diversas feiras, mercados, e lojas especializadas em alimentação saudável oferecem alimentos orgânicos.
Confira algumas sugestões:
Natural Nutri
Endereço: Av. Roma S/N Qd24 Lt 16, Jardim Europa
República da Saúde
Endereço: Rua 89 N 655 Qd F45 A Lt 73 E, Setor Sul
Casa do Apicultor
Endereço: Rua 226 N 1033 Qd 101 Lt 10 E 12, Setor Universitário
Cerrado Goiano
Endereço: Rua 15 N 461, Centro
Sam´S Club Goiânia
Endereço: Av. Deputado Jamel Cecílio, 3901- Qd. C 29/31 L2 Loja 1, Jardim Goiás
Panela Magica
Endereço: Rua 13 S/N Qd G13 Lt 13e, Setor Marista
Feira da Associação para o Desenvolvimento da Agricultura Orgânica
Endereço: Rua 74, 329 – Setor Central
Quando: Sábado – 7h00 às 11h
Feira de produtos orgânicos da ADAO-GO
Endereço: Mercado da Vila Nova, 5ª Avenida, esquina com a 4ª Avenida, Praça Boaventura – Vila Nova
Quando: Quarta-feira – 16h00 às 19h00
Feira da Escola Interamérica
Endereço: Rua T-30, 2455 – Setor Bueno
Quando: Terça-feira – 11h00 às 12h00 e 17h00 às 18h00
Feira da Cerrado Alimentos Orgânicos
Endereço: Rua 10, esquina com a Rua 93, 342 – Sul
Quando: Terça-feira e Quinta-feira – 16h00 às 19h00
Feira na Johrei Center – Igreja Messiânica
Endereço: Rua T-53, 238 – Setor Marista
Quando: Domingo – 09h00 às 12h00
Feira do Urias Magalhães
Endereço: Rua Sergipe, 145 – Urias Magalhães
Quando: Sábado – 08h30 às 11h00
Leia Mais: