Dezembro marca o começo do verão, com a chegada da estação, a nutricionista Gisele Sales, orienta sobre melhores alimentos para esta estação, cuidados com variação de temperatura e dá dicas para quem vai viajar. A especialista informa que é fundamental estabelecer uma alimentação balanceada durante todo o ano, mas, no verão, é preciso ter alguns cuidados mais específicos.
Gisele inicia ressaltando a importância de estar bem hidratado e dá uma dica sobre a quantidade de água necessária por pessoa. “Um cálculo simples que pode nos ajudar a saber o quanto de água devemos ingerir é multiplicar nosso peso por 30 e 35. Por exemplo, uma pessoa que pesa 60kg, precisa ingerir de 1,8 a 2,1 litros de água por dia”, explica.
Também é indicado fazer refeições mais leves, com uma variedade de leguminosas (feijão, lentilha e grão de bico), saladas de verduras, legumes e incluir carnes brancas e vermelhas mais magras ajudam no processo de digestão. “Uma dica é consumir as frutas da estação que, além de mais nutritivas e saborosas, são mais baratas. No verão temos: ameixa, nectarina, pêssego, uva, melancia, melão, abacaxi, goiaba, maçã, manga, etc”, indica Sales.
Algo que acontece muito no verão brasileiro, é a mudança brusca de temperatura. O dia está quente e ao final da tarde cai uma tempestade que deixa o clima mais ameno. Segundo a especialista, um ponto muito importante quando se fala em imunidade é o intestino e o sono. “Pessoas com padrões de sono ruim, tenham um intestino que não funciona de forma adequada, são propensas a terem uma imunidade mais comprometida”, alerta.
Com idosos e crianças a atenção deve ser redobrada. “É importante ficarmos atentos à ingestão de água e ao fornecimento de refeições e lanches leves e saudáveis, com nutrientes como vitaminas e minerais durante todo o dia. Caso o idoso faça uso de algum medicamento ou suplemento em horários regulares, é válido colocar para despertar para que ele não fique sem uso”, destaca a nutricionista.
O início do verão também coincide com o período de férias para muitas famílias. Uma dica importante é evitar consumir alimentos que estejam em temperatura ambiente, que, somado a um mau manuseio, podem ser fonte de contaminação. O ideal é optar por alimentos frios ou quentes”.
Ela salienta ainda a importância da primeira refeição do dia. “Tente respeitar as porções que você costuma consumir habitualmente. Se exagerar em alguma refeição, volte ao normal na refeição seguinte. Cuidado com o consumo de álcool em excesso”, finaliza.