Publicidade
Cidades
| Em 8 meses atrás

Alexandre Braga propõe IPTU Social para Senador Canedo com isenção de pagamento

Compartilhar

O pré-candidato a prefeito de Senador Canedo, Alexandre Braga (Agir), quer implementar o IPTU Social na cidade. Segundo Braga, a proposta é inspirada em uma iniciativa do ex-prefeito de Aparecida, Maguito Vilela, e que será semelhante ao modelo adotado atualmente pelo prefeito de Goiânia, Rogério Cruz. A ideia é que cidadãos de baixa renda sejam isentos de pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

Segundo o pré-candidato, a implementação do IPTU Social não irá causar um impacto negativo na arrecadação municipal e, além disso, o programa social irá promover um ambiente mais inclusivo e igualitário em Senador Canedo. “Como tem muitos condomínios aqui, a arrecadação do IPTU não vai cair e vamos fazer justiça social. Quem ganha mais vai pagar pelas pessoas mais humildes”, afirmou em entrevista ao Diário de Goiás.

Publicidade

Senador Canedo é a cidade que mais liberou a construção de condomínios. Tem mais de 60 condomínios fechados aqui. Então, o IPTU de uma área que vem de um condomínio é bem mais caro do que de uma casa popular. Então, suprirá esse programa social.

Publicidade
Alexandre Braga

Braga explica que enxergou a necessidade urgente na mudança, após o risco que os moradores enfrentam de terem seus imóveis penhorados pela prefeitura. “Tem mais de 2 mil famílias aqui em Senador Canedo que estão correndo risco de perder a casa e estão com as contas bloqueadas, isso porque a prefeitura está executando os bens do proprietário que não conseguiu pagar o IPTU”, afirmou.

Publicidade

Com relação aos critérios, o pré-candidato explica que além da baixa renda comprovada, os imóveis com valor venal na média de R$ 150.000 a R$ 170.000 serão isentos do pagamento do imposto, se enquadrando no programa IPTU Social. “Conforme a proposta, quem tiver esse valor venal não vai pagar o IPTU”, citou Alexandre Braga.

Pré-candidatura de Alexandre Braga

Em entrevista, Braga defendeu a mudança na política local, criticando os grupos políticos que dominaram a região nas últimas décadas. “Estamos em negociação com partidos para formar uma frente de oposição aqui de Senador Canedo. Uma frente que não caminha com o Vanderlan e nem com Divino Lemes, que são grupos que estão no poder aqui há 40 anos”, destacou.

Publicidade

Alexandre não citou quais os partidos irão oferecer apoio a sua pré-candidatura e explicou que as alianças serão oficialmente definidas no período dos eventos de convenção partidária. Segundo ele, além da proposta do IPTU Social, um outro destaque de suas propostas está na construção de um hospital para o município. “Nós vamos construir um hospital aqui em seis meses. Senador Canedo ainda não tem um hospital da prefeitura”, finalizou.

Publicidade
Elysia Cardoso

Jornalista formada pela Uni Araguaia em 2019