Categorias: Brasil

Ajuste fiscal é necessário para fazer País crescer, diz Dilma

São Paulo – A presidente Dilma Rousseff voltou a defender o ajuste fiscal que o governo tenta implementar e disse que ele é necessário para o País voltar a crescer. Em reunião com líderes sindicais em Brasília, a presidente disse ainda que o ajuste é necessário para controlar e reduzir a inflação. “Queremos fazer esse ajuste pra voltar a crescer em bases sólidas“, disse. “São medidas essenciais para a estabilidade econômica.

Dilma voltou a justificar a crise econômica do país como consequência de “razões externas e internas“. “Os problemas decorrem de dois fatores, um de razão internacional e outro de razão interna“, disse. Segundo ela, a duração e a profundidade da crise econômica internacional atingiu principalmente as economias emergentes, com redução drástica do comércio internacional e uma forte queda no preço das commodities. “Nos últimos 7 anos, enfrentamos crise que talvez seja a pior que mundo passou desde 1929“, afirmou. “De ordem interna, tivemos sistematicamente anos contínuos de seca no Brasil“, completou.

A presidente afirmou que nesse contexto de crise a opção do governo foi por medidas anticíclicas, como subsídio ao crédito e redução de impostos para estimular a produção. “Ampliamos políticas sociais e, por isso, não desempregamos, não reduzimos salários“, afirmou. “Agora tivemos alguns problemas e tivemos de fazer reajustes“, reforçou.

Apesar de ter reduzido o tamanho das medidas anticíclicas, Dilma afirmou que o governo manteve as políticas sociais e ainda há no mercado taxas de juros “extremamente competitivas“. “Fizemos a revisão do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), fizemos a proposta da revisão da desoneração da folha, foi um conjunto de medidas, mas é importante afirmar que mantivemos os direitos trabalhistas“, ressaltou.

Dilma fez um resumo de suas ações nos últimos anos, destacou a política de valorização do salário mínimo e disse que apesar de o tema ter sido “bastante criticado em alguns debates na campanha” eleitoral do ano passado, nos últimos quatro anos, o aumento do salário mínimo foi de 14,88% acima de inflação. “Entre os milhares de direitos conquistados ao longo da nossa história, poucos são tão importantes como o salário mínimo para um país diminuir a desigualdade“, afirmou. A presidente lembrou que em março enviou ao Congresso a política de valorização do mínimo para período 2015-2019. “Acho fundamental que possamos garantir por lei, até 2019, o aumento do poder de compra do salário“, afirmou, ressaltando que acredita que o Congresso vai aprovar “essa conquista“.

A presidente citou também a política de correção da tabela do Imposto de Renda e a manutenção de alíquota zero para a cesta básica como outras conquistas dos trabalhadores e disse que agora o governo enviou ao Congresso proposta de “algumas correções na política de seguridade social“, sem citar nominalmente as Medidas provisória 664 e 665, que as centrais sindicais são contrárias por afirmarem que elas representam perdas de direitos. “(As medidas são) Para evitar distorções e excessos, não pra tirar direitos“, afirmou.

(Estadão Conteúdo)

Thais Dutra

Notícias Recentes

“Psicopata, mentiroso, idiota”, diz Baldy sobre Daher

Após registro de apoio do presidente municipal do PP em Goiânia, Paulo Daher, e retomada…

13/08/2024

Preso idoso suspeito de matar mulher a pauladas em Aparecida

Foi preso em Aparecida de Goiânia um idoso de 67 anos, suspeito de matar a…

13/08/2024

Adriana Accorsi tira “delegada” de registro das eleições e troca cor de campanha

O registro de Adriana Accorsi (PT), enviado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para o pleito…

13/08/2024

Após decisão do TCE, defesa de Bolsonaro pede arquivamento de processo das joias saudistas

A defesa de Jair Bolsonaro pediu, nesta segunda-feira (12), ao Supremo Tribunal Federal (STF), o…

13/08/2024

Em noite de artilheiro, goleiro Tadeu desabafa e se declara ao Goiás: “Honra e amor”

Tadeu escreveu mais um capítulo importante em sua trajetória no Goiás Esporte Clube. Principal jogador…

12/08/2024

Com dois gols de Tadeu, Goiás vence de virada o Ceará e se recupera no Brasileiro Série B

O Goiás Esporte Clube conseguiu um importante resultado nesta segunda-feira (12), jogando no Estádio Hailé…

12/08/2024