Publicidade
Variedades
| Em 2 anos atrás

Ainda em alta: mercado de barbearias projeta aumento neste ano, inclusive em Goiás

Compartilhar

O mercado da beleza é um dos mercados que está sempre aquecido, em Goiás não é diferente. Desde ano passado, por exemplo, de acordo com o presidente do Sindicato das Empresas de Barbearias, Institutos de Beleza do Estado de Goiás (Sindibeleza), Marcelino Lucena, o estado alcançou o total de 5 mil Barbearias e, neste ano, está previsto um crescimento em torno de 9%.

“Isso deve-se, principalmente, ao aumento de consumidores em busca de locais para cuidar da beleza, bem-estar e autoestima. Vivemos também um pós-pandemia em que estávamos com saudade de espaços de convivência e encontros com colegas para relaxarmos e batermos um papo. Nosso segmento também aposta alto em experiências que vão além do corte de cabelo e barba”, explica o presidente.

Publicidade

É o caso do empresário Jardel Macedo, barbeiro, especialista em visagismo, que há dois anos decidiu trocar o cargo de funcionário e investiu na própria empresa. “Aqui, nosso cliente tira uma hora para si. Um cafezinho, uma cervejinha e, até mesmo, drinks. Proporcionamos uma consultoria de imagem, intercalada com momentos de relaxamento, como barbaterapia e massagem facial. Renovamos a beleza e alma”, brinca o proprietário da “Barbearia Hora”, localizada no Jardim América em Goiânia.

Publicidade

O trabalho rendeu bons frutos a Jardel. Atualmente o empresário conta com seis colaboradores diretos e quatro indiretos. “Em dois anos já realizamos três reformas na barbearia. Sempre buscando ampliar o espaço e proporcionar conforto aos nossos clientes”, detalha o barbeiro.

Publicidade

Dados sobre barberias Brasil, Goiás

O mercado de beleza masculina no Brasil é o segundo maior do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Estimativas projetam faturamento global (em 2023), seja de cerca de 78 bilhões de dólares. Uma pesquisa feita pela Avec sobre o segmento, apontou que Goiânia é a quinta cidade que mais realizou serviços em salões de beleza e bem estar no último semestre de 2021 (1-São Paulo; 2-Curitiba; 3-Belo Horizonte; 4-Brasília; 5-Rio de Janeiro; 6-Goiânia; 7-Recife).

O Euromonitor mostrou que são 500.000 salões de beleza formais no Brasil. Dentre os estabelecimentos, 11 mil surgiram em junho de 2022, um crescimento de 28,5% maior que o mesmo período de 2020. Dessa forma, o setor é um dos que mais abrem CNPJ no Brasil. Segundo levantamento do “Estadão”, foram abertos 343 mil salões de beleza desde 2020 no país.

Publicidade

Ainda acompanhando os bons índices do mercado da beleza em Goiás, o presidente do Sindibeleza anuncia a realização de uma feira para profissionais do setor, que será realizada na capital. “Teremos a “Fegobel nos dias 11, 12 e 13 de Junho, deste ano, para todas as áreas da beleza, conclui.”

Publicidade
Carlos Nathan Sampaio

Jornalista formado pela Universidade Federal e Mato Grosso (UFMT) em 2013, especialista Estratégias de Mídias Digitais pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação de Goiânia - IPOG, pós-graduado em Comunicação Empresarial pelo Senac e especialista em SEO.