Publicidade
Cidades
| Em 4 anos atrás

Agronegócio em Goiás terá rede móvel 5G de forma experimental a partir desta quinta-feira (03)

Compartilhar

O Governo do Estado de Goiás lançará nesta quinta-feira (03/12), a rede de internet móvel de quinta geração (5G) voltada para o agronegócio, em caráter experimental, no município de Rio Verde, no Sudoeste goiano. O evento, que contará com a presença do governador Ronaldo Caiado, começa a partir das 9h30, no Parque Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano).

Na ocasião haverá a demonstração de aplicações reais de uso da internet das coisas (Internet of Things – IoT) para o agronegócio através da tecnologia 5G, desenvolvidas por meio de pesquisas com inteligência artificial. No campo, a IoT deverá reduzir custos operacionais e iniciar uma nova era para as agritechs.

Publicidade

A ativação do sinal de internet 5G será feita pela operadora Claro por meio de uma licença de demonstração, com validade de um ano. Trata-se de uma iniciativa da Secretaria-Geral da Governadoria (SGG), em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), o IF Goiano, a Huawei, a Goiás Telecom, o Centro de Excelência em Inteligência Artificial da Universidade Federal de Goiás (Ceia/UFG) e a Prefeitura de Rio Verde.

Publicidade

Devido à pandemia do novo coronavírus, o evento terá público restrito, sendo necessária a confirmação de presença dos convidados.

Publicidade
Domingos Ketelbey

Jornalista e editor do Diário de Goiás. Escreve sobre tudo e também sobre mobilidade urbana, cultura e política. Apaixonado por jornalismo literário, cafés e conversas de botequim.