A partir do dia 1° de abril a conta de água deve ficar 7,02% mais cara em Goiás após liberação de reajuste da Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) para a Companhia Saneamento de Goiás (Saneago).
Segundo a AGR, o aumento ficou abaixo da inflação e levou em consideração o índice de dezembro de 2021 a janeiro de 2023.
Os ajustes nas tarifas de água e esgoto foram autorizados na 4ª Reunião Ordinária de 2023, realizada nesta segunda-feira (27). Portanto, a Saneago terá um prazo de 30 dias para divulgar o índice aos consumidores em todo o estado, que entrará em vigor em abril.
A AGR explica que o período considerado para o cálculo foi de dezembro de 2021 a janeiro de 2023. Para chegar no índice de reajuste de 7,02%, foi utilizada a metodologia “Fator de Produtividade X”, que leva em consideração os custos gerenciáveis e as despesas.
Os custos gerenciáveis reúnem despesas, menos a taxa de regulação e os impostos (não gerenciáveis). Além do índice, a Nota Técnica também apresenta a nova tabela a ser aplicada pela Saneago.