Trabalho em conjunto pretende garantir segurança e fiscalização na Região da 44, que já tem registrado alto fluxo de pessoas. Segundo estimativa da Associação Empresarial da Região da 44, até o fim do ano cerca de 3 milhões de pessoas devem passar pelo polo de confecção e moda

A Associação Empresarial da Região da 44 (AER44), a 37ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMT), a Guarda Municipal e a Secretaria Municipal de Fiscalização Urbana lançam nesta próxima quinta-feira (19), às 9h, a Operação Boas Compras 2017. O lançamento será na sede da 37ª CIPM que fica no Setor Norte Ferroviário, junto ao Terminal Rodoviário de Goiânia.

Publicidade

De acordo com o presidente da AER44, Jairo Gomes, o trabalho em conjunto entre esses órgãos visa levar mais comodidade e segurança aos cerca de três milhões de compradores que devem passar pela Região da 44 até o fim do ano. “Esse fluxo de compradores vem crescendo desde a segunda quinzena de setembro. São milhares de atacadistas, vindos de várias partes do país e que já estão montando estoque para as vendas de fim de ano. Com isso aumenta a circulação, não só de pessoas, mas também de dinheiro e mercadorias na região”, explica Jairo.

Publicidade

Como ação preventiva, ao longo dos próximos meses seguranças e funcionários das galerias e shoppings irão distribuir um panfleto informativo com dicas de segurança e os números das viaturas que fazem o patrulhamento local. “Essa é uma ação em conjunto entre a AER44 e a Polícia Militar, visando coibir a ocorrência desses pequenos furtos. As dicas foram elaboradas pela PM e nós da Associação imprimos o material para ser distribuído aos turistas de compras da nossa região”, informa Jairo.

Publicidade

Segundo o presidente da AER44, só no mês passado foram 600 ônibus de excursão. “Estimamos, por meio de levantamento feito junto às galerias e shoppings da região, que mais de 860 mil pessoas tenham passado pelo polo da 44, só no mês de setembro, e em outubro esse número certamente irá aumentar“, destaca.

“O objetivo desse trabalho em conjunto entre Polícia Militar, donos de galerias, lojistas, Guarda Municipal, SMT e Fiscalização Urbana é montar uma rede de segurança para coibir, especialmente, roubo e furtos a transeuntes que são as ocorrências mais registradas nessa época na Região da 44”, afirma comandante da 37ª CIPM, major Omildo Ananias Júnior.

Publicidade

Segundo ele, além intensificação do patrulhamento de rua, a Polícia Militar irá contar com o apoio do Batalhão de Trânsito da PM. “Além do trabalho da SMT, responsável pela fiscalização das normas de trânsito, o Batalhão de Trânsito irá averiguar a situação de veículos irregulares que estejam com documentação vencida ou com denúncia de roubo ou furto”, informa major Ananias.

Fiscalização

O presidente da Agência da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia, José Eulálio Vieira, assegurou que a Guarda continuará dando o apoio necessário às ações de fiscalização urbana na Região. “Esse apoio ao trabalho da fiscalização continuará sendo feito, conforme determinação do prefeito Iris. De acordo com a demanda faremos nosso plano de ação”, pontua José Eulálio.

O superintendente da Ordem Pública da Secretaria Municipal de Planejamento, Carlos Antunes Júnior, assegura que com a apoio da Guarda Municipal, a fiscalização na Região da 44, que foi intensificada recentemente, continuará sendo feita. “Estaremos com duas turmas de fiscais atuantes durante todos os dias”, informa.

Publicidade