Arthur Araujo Lula da Silva, aos 7 anos, faleceu no inicio da tarde desta sexta-feira (01/03). Ele era neto do ex-presidente da República, Lula. As informações são da coluna de Ancelmo Góis para o jornal O Globo.
Os pais de Arthur, Marlene Araújo Lula da Silva e Sandro Luís Lula da Silva, levaram o garoto ao hospital na manhã desta sexta-feira. Arthur estava com fortes dores de cabeça acabou indo a óbito por volta do meio-dia.
A defesa do ex-presidente, solicitou a Justiça autorização para que Lula pudesse acompanhar o velório e o enterro do seu neto. Em nota às redes sociais, a presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffman, disse que o partido fará de tudo para que o ex-presidente, que está preso em Curitiba, possa dar o último adeus ao neto. Ainda segundo informações do Jornal O Globo, a notícia do falecimento de Arthur sensibilizou a PF e os agendes acreditam que há viabilidade e tempo hábil para uma viagem de Lula à São Paulo.
Em nota o PT prestou solidariedade à Lula e sua família. “É mais uma tragédia pessoal que o atinge”, mencionou. A nota termina desejando forças ao ex-presidente. “Muita força, companheiro Lula. Que Deus o abençoe.”
A meningite meningocócica é rara, causada por uma bactéria que provoca uma inflamação grave das membranas que cobrem o cérebro, gerando sintomas como febre muito alta, dor de cabeça forte e náuseas, podendo causar infecção generalizada.
Repercussão
Após noticiada a morte de garoto Arthur, houve uma enxorada de mensagens positivas nas redes sociais. A hashtag #ForçaLula, era primeiro lugar nos Trend Topics do Twitter até o fechamento desta matéria. Entre os TT’s também estava a hashtag #LulaPresoPolitico, utilizada por quem considera que o ex-presidente sofre perseguição política. O candidato derrotado a presidência da República pelo Partido de Lula, Fernando Haddad tuítou: “Que Deus ampare a família Lula da Silva. Quanta dor! Neto do ex-presidente Lula morre de meningite meningocócica em São Paulo.”.
A ex-presidente da República também pelo Partido dos Trabalhadores Dilma Rousself, se manifestou dizendo: “Que Deus ampare a família Lula da Silva. Quanta dor! Neto do ex-presidente Lula morre de meningite meningocócica em São Paulo”. O governador da Bahia, Rui Costa também usou a rede social para prestar sua condolência. “Manifesto o meu apoio ao presidente Lula neste momento de profundo pesar. Morreu o seu netinho, Arthur Araújo Lula da Silva, de apenas 7 anos. Que Deus console o coração do avô, dos pais e de toda a família.”
Representantes de outros partidos como Guilherme Boulos, Talíria Perone, David Miranda, todos filiados ao PSOL, e Randolfe Rodrigues, da Rede Sustentabilidade, manifestaram seus devidos apoios. A atriz Vera Holtz também endossou a hashtag #ForçaLula no twitter e reproduziu uma frase do Papa Francisco: “Quando você comemora a morte de alguém, o primeiro que morreu foi você mesmo”.
Episódio do iPad
Para quem não se lembra, quando a Polícia Federal apreendeu alguns equipamentos da casa de Lula e o ex-presidente foi enviado coercitivamente para depoimento ao juiz Sérgio Moro, em Curitiba, um iPad estava no meio dos objetos retidos. “É uma vergonha um iPad de neto de 5 anos estar apreendido desde março do ano passado”, alegou e pediu para que Sérgio Moro devolvesse o equipamento. Aquele iPad era de Arthur.