Categorias: Mundo

Acusações de ciberataques contra os EUA são ‘amadoras’, diz Rússia

O governo da Rússia classificou de “amadoras” as acusações, feitas pelos serviços de inteligência dos Estados Unidos, de envolvimento em ataques cibernéticos e na divulgação de notícias falsas com o objetivo de interferir na eleição presidencial de novembro de 2016.

“São acusações absolutamente infundadas, de um nível amador”, afirmou nesta segunda-feira (9) o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.

Nos últimos meses, o governo russo descartou diversas vezes que autoridades do país tenham buscado interferir no pleito americano. “Essas acusações começam a nos cansar”, disse o porta-voz.

Estas foram as primeiras declarações de Moscou sobre as suspeitas de interferência nas eleições dos EUA desde que as agências de inteligência do país divulgaram, na semana passada, um relatório sobre o tema.

O documento acusa o presidente russo, Vladimir Putin, de ter ordenado ciberataques contra alvos do Partido Democrata para favorecer o republicano Donald Trump, vitorioso na corrida pela Casa Branca.

“Não sabemos ainda quais os dados utilizados por aqueles que lançam essas acusações infundadas”, acrescentou Peskov, dizendo que o relatório carece de “substância”.

De acordo com o porta-voz russo, as denúncias equivalem a uma “caça às bruxas”. O termo é o mesmo utilizado por Trump na semana passada em entrevista ao “The New York Times” para rechaçar as acusações de que ele teria se beneficiado de ataques de hackers russos.

Devido às acusações de interferência do Kremlin nas eleições dos EUA, a administração Barack Obama expulsou 35 diplomatas russos e aplicou uma série de sanções contra empresas do país.

Mesmo antes das eleições americanas, Trump e Putin vinham declarando publicamente a intenção de restaurar as relações entre EUA e Rússia, que foram abaladas nos últimos anos devido a divergências a temas como os conflitos armados no Leste da Ucrânia e na Síria. O “namoro” entre o magnata novaiorquino e o líder russo foi alvo de críticas duras nos EUA.

Folhapress

Thais Dutra

Notícias Recentes

Licença-paternidade : Conheça a importância e as regras desse benefício

Conforme a Organização Internacional do Trabalho (OIT), 115 países oferecem o benefício da licença-paternidade. No…

11/08/2024

“Saúde não é despesa, é investimento”, afirma Vanderlan Cardoso

“Saúde não é despesa, é investimento, principalmente na atenção primária”, ressaltou Vanderlan ao tratar da…

11/08/2024

Acidente em Vinhedo: Cristais de gelo pode ser uma das hipóteses da queda da aeronave

As caixas-pretas contendo os gravadores de voz da cabine e de dados do voo 2283,…

11/08/2024

Preso homem que ludibriava idosos em caixas eletrônicos e aplicava golpes em Uruaçu

A Polícia Civil do Estado de Goiás, por meio da Delegacia de Polícia de Uruaçu,…

11/08/2024

Brasil fecha participação em Paris 2024 com histórias inspiradoras e mulheres no topo

O Brasil termina os Jogos Olímpicos Paris 2024 com muitos motivos para se orgulhar. Do…

11/08/2024

GoiásFomento promoverá a Semana do Crédito em Catalão a partir desta segunda (12)

Entre os dias 12 a 16 de agosto, o Governo de Goiás, por meio da…

11/08/2024