Publicidade
Cidades
| Em 12 meses atrás

Ações de prevenção a IST’s da SMS Goiânia distribuem mais de 1,1 mi de preservativos

Compartilhar

Com o encerramento do Dezembro Vermelho, mês de conscientização para o tratamento precoce da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) e de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), a Prefeitura de Goiânia divulga dados sobre ações de prevenção na capital. Durante todo o ano, a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) entregou à população goianiense mais de 1,1 milhão de preservativos gratuitamente.

Ao todo, foram realizados 23.043 testes de HIV, que contribuíram para a detecção precoce do vírus HIV e o início imediato do tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Na Saúde Municipal de Goiânia, preservativos e testes para HIV estão disponíveis em todas as unidades da Atenção Primária e de Urgência.

Publicidade

Em casos de resultado positivo, a SMS realiza o encaminhamento para acompanhamento com infectologista com acesso facilitado. Essa estratégia tem como intenção prevenir além do HIV, também outras ISTs, como HPV, sífilis, gonorréia e hepatite B, doenças sexualmente transmissíveis.

Publicidade

Diante do aumento de casos positivos de IST’s, principalmente de HIV e sífilis, que tiveram alta significativa entre os jovens nos últimos anos, o titular da SMS, Wilson Pollara, destaca a eficácia do preservativo como meio de prevenção primordial no controle. “O preservativo é o meio de prevenção mais eficaz no controle de ISTs entre a população sexualmente ativa”, informa. Dados do Ministério da Saúde (MS) revelam que a maioria dos casos ocorre na faixa etária de 20 a 34 anos e reforçam a necessidade de ações preventivas por parte do Poder Público.

Publicidade

Além da distribuição de preservativos, as unidades de saúde oferecem a testagem rápida e a Profilaxia Pós-Exposição (PEP). O atendimento para PEP está disponível pelo SUS em Goiânia no Centro de Referência em Diagnóstico Terapêutico (CRDT), localizado na Rua 87, 499, no Setor Sul. O Programa de Combate às ISTs e Hepatites Virais da SMS visa identificar e tratar precocemente as infecções, além de evitar a disseminação do vírus.

Publicidade
Luana Cardoso

Atualmente atua como repórter de cidades, política e cultura. Editora da coluna Crônicas do Diário. Jornalista formada pela FIC/UFG, Bióloga graduada pelo ICB/UFG, escritora, cronista e curiosa. Estagiou no Diário de Goiás de 2022 a 2024.