Cidades

Ações de prevenção a IST’s da SMS Goiânia distribuem mais de 1,1 mi de preservativos

Com o encerramento do Dezembro Vermelho, mês de conscientização para o tratamento precoce da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) e de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), a Prefeitura de Goiânia divulga dados sobre ações de prevenção na capital. Durante todo o ano, a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) entregou à população goianiense mais de 1,1 milhão de preservativos gratuitamente.

Ao todo, foram realizados 23.043 testes de HIV, que contribuíram para a detecção precoce do vírus HIV e o início imediato do tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Na Saúde Municipal de Goiânia, preservativos e testes para HIV estão disponíveis em todas as unidades da Atenção Primária e de Urgência.

Em casos de resultado positivo, a SMS realiza o encaminhamento para acompanhamento com infectologista com acesso facilitado. Essa estratégia tem como intenção prevenir além do HIV, também outras ISTs, como HPV, sífilis, gonorréia e hepatite B, doenças sexualmente transmissíveis.

Diante do aumento de casos positivos de IST’s, principalmente de HIV e sífilis, que tiveram alta significativa entre os jovens nos últimos anos, o titular da SMS, Wilson Pollara, destaca a eficácia do preservativo como meio de prevenção primordial no controle. “O preservativo é o meio de prevenção mais eficaz no controle de ISTs entre a população sexualmente ativa”, informa. Dados do Ministério da Saúde (MS) revelam que a maioria dos casos ocorre na faixa etária de 20 a 34 anos e reforçam a necessidade de ações preventivas por parte do Poder Público.

Além da distribuição de preservativos, as unidades de saúde oferecem a testagem rápida e a Profilaxia Pós-Exposição (PEP). O atendimento para PEP está disponível pelo SUS em Goiânia no Centro de Referência em Diagnóstico Terapêutico (CRDT), localizado na Rua 87, 499, no Setor Sul. O Programa de Combate às ISTs e Hepatites Virais da SMS visa identificar e tratar precocemente as infecções, além de evitar a disseminação do vírus.

Luana Cardoso

Atualmente atua como repórter de cidades, política e cultura. Editora da coluna Crônicas do Diário. Jornalista formada pela FIC/UFG, Bióloga graduada pelo ICB/UFG, escritora, cronista e curiosa. Estagiou no Diário de Goiás de 2022 a 2024.

Notícias Recentes

Advogado do Mobiliza é anunciado como vice por Rogério Cruz na disputa pela prefeitura de Goiânia

Foi oficializado pelo atual prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, o nome do advogado Jaroslaw Daroszewski…

09/08/2024

Campeãs de tudo, Duda e Ana Patrícia conquistam o ouro no vôlei de praia em Paris

A dupla Duda e Ana Patrícia se sagrou campeã olímpica do vôlei de praia em…

09/08/2024

Jogos Olímpicos: Alison dos Santos se supera e conquista bronze nos 400m com barreiras

Mais uma medalha para a coleção! O brasileiro Alison dos Santos, o “Piu”, conquistou a…

09/08/2024

TRE autoriza Paulo Daher a fazer o registro da chapa de vereadores do PP

TRE devolve acesso ao sistema e autoriza Paulo Daher a fazer o registro da chapa;…

09/08/2024

Matheus Ribeiro propõe projeto de capacitação profissional para jovens goianienses

O candidato a prefeito de Goiânia pelo PSDB, Matheus Ribeiro, pretende criar um projeto para…

09/08/2024

Hugol registra mais de 3 mil atendimentos por acidentes de trânsito em 2024

Nos primeiros sete meses de 2024, o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de…

09/08/2024