{nomultithumb}
A prefeitura de Senador Canedo implementou o Programa Produtor de Águas, que incentiva ações de preservação dos mananciais, e ao mesmo tempo o aumento e conservação das reservas hídricas da cidade. O trabalho, é realizado junto a produtores rurais, pela Sanesc responsável pelo saneamento municipal, em parcerias com outros órgãos, como a Agência Municipal de Meio Ambiente, Emater e o Ministério Público.
O projeto é formatado pela Agência Nacional de Águas, que usa o conceito de pagamento por serviços ambientais (PSA), que estimula produtores a investirem no cuidado com as reservas hídricas de sua propriedade, com apoio técnico e financeiro que garante conservação.
Em Senador Canedo, o grande objetivo é o estudo integrado das nascentes do município, a conservação e recuperação da Bacia do Rio Sozinha e do Bonsucesso. A proteção resolve o impacto que a degradação poderia ocasionar no ciclo hidrológico da região.
A duas bacias integradas possuem mais de 150 nascentes, que vem sendo mapeadas, com grande importância para o abastecimento de água tratada, com impacto não só a população, de forma geral, mas também para economia da cidade.
“O estudo integrado da proteção de nascentes junto à recuperação destas possibilita melhorias significativas na quantidade e qualidade da água, promovendo consequentemente resultados positivos no meio ambiente, na qualidade de vida das pessoas, e na economia”, descreve Miriam Amâncio de Lima, coordenador do Programa em Senador Canedo.
Leia Também: Senador Canedo inicia obra que ligará o pólo Petroquímico à Vila Galvão
Ações diretas
O diagnóstico das nascentes e das áreas de preservação permanente ao longo do leito foi imprescindível para atuação no planejamento de medidas de recuperação.
“O mapeamento feito aerofotogramétrico e por geoprocessamento é importante passo para observar a realidade mais exata das nascentes. E o Programa Produtor de Águas é uma ação acertada ambiental de investir na educação junto ao proprietário rural, por exemplo, não só punir, mas fazer compreender, que a proteção o auxilia diretamente, não só em sua terra, mas também a toda a cidade”, descreve Weuver Xavier, presidente da Sanesc.
Os trabalhos não só identificaram áreas tidas rurais, indústrias e demais estabelecimentos comerciais que estão junto ao leito, nascentes e em áreas de preservação permanentes são mapeadas, e ações de fiscalização são realizadas de forma constante, com o objetivo de garantir o cuidado com o recurso ambiental.