Aproximadamente 85 mil imóveis serão vistoriados por 425 agentes de endemia
A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) inicia nesta quinta-feira, 29, ação especial de combate à dengue em 13 bairros da capital.
O objetivo principal é identificar focos de reprodução do mosquito em bairros que apresentam índices endêmicos maiores que 1%.
O último Levantamento Rápido de Índice de Infestação Predial (Lira), realizado no final de maio em Goiânia, mostrou que mais de 50% dos bairros de Goiânia apresentaram índices menores que 1%, valor que é recomendado pelo Ministério da Saúde, no entanto, 49,9% ainda estão com índices altos.
Nos bairros mais críticos serão intensificadas as ações como inspeções, orientação e eliminação de criadouros. As ações vão terminar no dia 11 de junho.
Vão ser vistoriados 85 mil imóveis com o auxílio de 425 agentes de endemia. O objetivo principal da ação é reduzir os índices para menor de 1%, com a colaboração da população.
É importante que os moradores destes bairros, após a visita e o recebimento das orientações, mantenham seus domicílios livres de criadouros. Em 2014, foram registrados 15.553 da doença, com 3 óbitos.
Os bairros com maiores índices encontrados são:
– Vila Santa Helena (2,8%)
– Vila Nova (3%)
– Setor Universitário (3%)
– Conjunto Aruanã (2%)
– Setor Novo Mundo (3,6%)
– Recanto das Minas Gerais (2%)
– Jardim América (2,1%)
– Setor Bueno (2,1%)
– Setor Marista (3,5%)
– Setor Sul (3,5%)
– Setor Oeste (3,5%)
– Madre Germana I e II (2,5%)
– Setor Urias Magalhães (4,8%)