A CUT ( Central Única dos Trabalhadores) convocava o protesto contra a gestão compartilhada de Organizações Sociais na escolas do governo de Goiás para a segunda feira, 15, às 7 da manhã, mas a ocupação promovida no domingo adiantou a manifestação na sede da Secretaria da Educação do Estado de Goiás (SEDUCE). A mobilização tem apoio de integrantes do MST ( Movimento dos Trabalhdores Rurais Sem Terra de Goiás).
A nova ocupação somou-se à de estudantes e apoiadores que já estavam acampados no patio interno da SEDUCE desde 27 de janeiro.
Na agenda do governo de Goiás, está confirmada para esta segunda-feira, 15, a abertura das propostas das Organizações Sociais que concorrem para administrar um grupo de 23 escolas estaduais na regional de Anápolis. A secretaria confirmou a realização da etapa que abrirá o projeto piloto da secretaria da Educação para efetivar o compartilhamento da gestão das escolas com Organizações Sociais.
Em nota, a secretaria afirmou que respeita o direito à livre manifestação, “mas repudia atos unilaterais, que desrespeitam pais, alunos e professores”.
A secretaria, novamente, destacou que sempre esteve “aberta ao diálogo e promoveu debates e encontros para esclareciemnto da sociedade”. A nota conclui que tem o “compromisso em melhorar a qualidade do ensino em Goiás”.
A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) lamenta a invasão na tarde deste domingo(14/2) de sua sede administrativa por manifestantes do Movimento de Trabalhadores Sem Terra (MST), mesmo após acordo feito com o grupo que já está ocupando a secretaria desde o último dia 26. A secretaria esclarece ainda que respeita o direito à livre manifestação, mas repudia atos unilaterais, que desrespeitam pais, alunos e professores. Desde o início do projeto de melhoria da gestão das escolas por meio de organizações sociais, a Secretaria de Educação esteve aberta ao diálogo e promoveu inúmeros debates e encontros para esclarecimento da sociedade. Reiteramos o nosso compromisso em melhorar a qualidade do ensino em Goiás e nossa disposição em dialogar com a sociedade, principalmente com pais, alunos e professores.
Goiânia, 14 de fevereiro de 2015