O Ministério da Educação irá receber as inscrições de professores da rede pública estadual até o dia 1ª de dezembro. Os cursos são oferecidos por instituições públicas de Ensino Superior e atenderão os professores que estejam atuando nas Escolas de Ensino Fundamental e Médio.
Aos interessados, os cursos são para formação inicial, como Graduação ou continuada, como especialização, mestrado e doutorado. As vagas serão disponibilizadas de acordo com o perfil de cada usuário.
É necessário que o candidato informe seus dados pessoais e preencha a formação básica e graduação, na aba Formação Acadêmica, e a experiência profissional na Educação Básica, na aba atuação Profissional. Até o dia 15 de dezembro, as informações serão analisadas pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce).
A plataforma digital do MEC garante o acesso do professor a cursos de especialização em Educação Infantil, Alfabetização, Matemática e Língua Portuguesa, sendo que nestas duas disciplinas com opção para Anos Iniciais ou Anos Finais do Ensino Fundamental.
Como fazer o cadastro
As inscrições podem ser feitas por meio da Plataforma Freire. Os professores que ainda não utilizam a Plataforma devem se cadastrar no sistema por meio do site http://freire.capes.gov.br/. Para isso é necessário clicar na opção “primeiro acesso”. Entre os dados que precisam ser informados estão o número do CPF, e-mail, nome completo e a identificação como professor da rede pública de Goiás.
Depois de efetuar o cadastro, o professor deve retornar à tela inicial, clicar na opção “Já Sou Cadastrado” e fornecer informações como CPF e senha geradas. A partir daí, já poderá usufruir de todas as ferramentas do sistema eletrônico.
Para facilitar o acesso à Plataforma, a Capes desenvolveu um manual explicativo. Nele, o professor encontrará informações sobre a finalidade do sistema, como cadastrar o currículo e atualizar informações e ainda solicitar vagas nos cursos superiores e de pós-graduação.