Foi lançado nesta quarta-feira (27) o Projeto Jovem Aprendiz, que vai oferecer cursos de qualificação e estágio remunerado a jovens que tenham entre 16 a 24 anos, no auditório das Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa).
A iniciativa é da empresa produtora e importadora de frutas finas na América e Ásia, Perboni Brasil, em parceria com o Senac, Sebrae, Superintendência Regional do Ministério do Trabalho, Ministério Público Federal e mais 20 empresas instaladas na Ceasa.
O objetivo do projeto é qualificar jovens que já trabalham nas Centrais para o mercado de trabalho e incentivar o desempenho escolar. De acordo com Sedenir Fernandes, gestor da Perboni Brasil, a iniciativa visa beneficiar primeiramente a sede goiana, e depois será a outros estados. “Espero que esta ação sirva de exemplo para outras empresas. Além disso, apostamos nesta primeira turma e esperamos que esses jovens aproveitem esse projeto como uma oportunidade de um futuro melhor e de agregar excelência à Perboni. E isso depende de esforço e disciplina de cada um”, afirma.
O diretor da Ceasa, Orlando Kumagai, parabenizou as empresas participantes do projeto e lembrou que algumas delas ainda estão com vagas abertas. Para ele, o objetivo principal é a formação do jovem e a sua absorção pelo mercado depois que deixar de ser aprendiz. “Para a Ceasa é fundamental qualificar mão de obra, preparar e dar oportunidade a esses jovens, pois, dessa forma, contribuímos para um ambiente mais produtivo e também obtemos resultado dos talentos que serão desenvolvidos aqui dentro”.
Segundo a auditora fiscal do trabalho e representante do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, Katlem Lima, ações como essa garantem aos jovens oportunidades que respeitem o seu tempo e sua necessidade de aprendizagem.
Katlem também fala que o projeto serve como estratégia para as empresas, à medida em que buscam qualificar e investir nas potencialidades dos iniciantes. “As empresas buscam, além de tudo, dinamismo, energia e interesse. Por isso apostamos nesses jovens, que serão frutos desse esforço e mobilização dos parceiros envolvidos no projeto, para que eles continuem estudando e investindo na sua qualificação”.
INSCRIÇÕES
Os interessados em se cadastrar no Projeto Jovem Aprendiz devem procurar a secretaria do Ceasa, em horário comercial, e preencher um formulário. Os jovens entre 16 a 24 anos devem cursar a escola nos turnos vespertino ou noturno. Para os candidatos de 16 a 18 anos são oferecidos cursos na área administrativa. Para os mais velhos, entre 18 e 24, são oferecidos cursos de técnica de vendas e reposição.
Os participantes receberão material didático gratuito, curso de excel e espanhol, vale transporte, vale alimentação, bolsa auxílio e possibilidade de ingressar no mercado de trabalho.
Os cursos, que terão aproximadamente 1.700 horas de aulas técnicas, serão ministrados pelo Senac.
Para mais informações, ligue: (62) 3206-1181.