O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) autorizou a unidade de BRF, em Mineiros, a continuar o abate de frangos e perus. A empresa estava interditada desde o último dia 17, quando foi deflagrada a Operação Carne Fraca. A liberação foi possível após a apresentação de um plano de ação e os trabalhos devem ser retomados nos próximos dias.
Segundo a BRF, na unidade de Mineiros, cerca de 115 mil frangos e 25 mil perus são abatidos diariamente. Em decorrência da interdição, os animais que estavam no local foram transferidos para a unidade de Rio Verde para o abate.
Os perus ficaram represados nas granjas da cidade até a última quarta-feira (5), quando foram transferidos para a unidade de Uberlândia (MG).
De acordo com as investigações da Polícia Federal, a unidade da BRF em Mineiros estava contaminada pela bactéria salmonela. Em nota, a empresa disse que “existem carca de 2.600 tipos de Salmonella, bactéria comum em produtos alimentícios de origem animal ou vegetal” e completou, “todos os tipos são facilmente eliminados com o cozimento adequado dos alimentos”.
A empresa declarou ainda que “a BRF não incorreu em nenhuma irregularidade”, já que “o tipo de Salmonella encontrado em alguns lotes desses quatro contêineres é o Salmonella Saint Paul, que é tolerado pela legislação europeia para carnes in natura”.