Quase 12 milhões de brasileiros hoje estão desempregados e em busca de uma recolocação no mercado de trabalho segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e estatística. São profissionais de diversas áreas de atuação e idade, todos concorrendo a um número reduzido de vagas no mercado. “O currículo do candidato conta muito, mas a apresentação pessoal e imagem profissional são, com certeza, diferenciais para contratação de um candidato”, afirma a consultora de imagem e estilo Mariana Seixlack que há 10 anos atende empresas e pessoas que querem se vestir para transmitir uma imagem condizente com o segmento de atuação.
A especialista explica que é natural do ser humano formar impressões sobre o outro a partir do primeiro contato visual. “É quase instintivo. Quando conhecemos uma outra pessoa vemos apenas uma imagem externa, que é apresentada ao inconsciente humano como uma espécie de código. As competências profissionais são observadas em um segundo momento de apresentação, por isso o candidato a emprego precisa estar com a imagem preparada para ser um diferencial”, argumenta. Ela conta ainda que a roupa do candidato e a forma como ele veste compõem essa imagem. “Não tem haver com roupa de marca ou dinheiro, na verdade está direcionado ao cuidado com detalhes”, enfatiza.
Ela explica que a roupa pode até estar gasta ou ser muito simples, afinal o avaliador sabe que o candidato está em busca de uma colocação. Mas é preciso que esteja limpa, bem passada e alinhada ao corpo da melhor maneira possível. “São esses detalhes que vão formar a primeira impressão sobre a imagem do candidato”, completa a designer de moda.
DICAS DE COMO SE VESTIR PARA UMA ENTREVISTA DE TRABALHO
Para quem está em busca de novas oportunidades profissionais, vale ficar atento às dicas da consultora de imagem e estilo Mariana Seixlack. Há 10 anos ela presta consultoria de imagem para empresas e empresários.
A especialista conta que muitas pessoas acabam caindo em descrédito profissional, às vezes por usar roupas inadequadas ao trabalho. “A roupa transmite uma mensagem não verbal. E pode ser decisivo para cativar ou não o entrevistador da vaga de emprego”, conta.
A consultora dá algumas dicas de como um candidato pode se vestir para uma entrevista de emprego.
1- A primeira dica está na limpeza das roupas, cabelo e calçado. Ela explica que uma pessoa que não cuida bem das roupas e asseio do corpo transmite uma imagem de pouco comprometimento.
2- Se for possível, é sempre bom evitar roupas de cores fortes ou de estampas muito marcantes. As peças podem acabar chamando mais a atenção do entrevistador do que o candidato.
3- Decotes e golas muito abertas devem ser evitados para a maioria das atividades profissionais. A especialista conta que podem transmitir uma imagem de sensualidade muitas vezes reprovada no mercado de trabalho.
4- Roupas curtas também devem ser evitadas em entrevistas de emprego.
5- Bijuterias, acessórios e maquiagens devem sempre estar coordenados com a roupa e sem excessos.