O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (MDB) está se preparando para mais um pleito na cidade. Mas a pauta desta terça-feira (01/09) foi a vizinha capital goianiense. Em entrevista ao Diário de Goiás, Mendanha não deixou de dar seus pitacos com relação à decisão de Iris Rezende em se aposentar da vida pública. Fez lobby por quem chama de “pai político”, Maguito Vilela na sucessão do atual prefeito de Goiânia e destacou: “Eu confesso tudo que o Iris fez a gente tem que celebrar e comemorar e ele não precisa de comemorar e ele não precisa de provar nada para ninguém.”
Medanha não deixa de elogiar Íris. Para ele, não o atual prefeito da capital não é apenas o maior político de Goiás, mas também do Brasil. “ Ao longo da sua carreira eu acredito que ele tem quase o dobro da minha idade que ele tem de carreira política. Então, ele tem muita história, muita bagagem e experiência. Muitas ações em prol do povo goiano e do povo brasileiro até porque o Iris foi ministro por duas vezes”, pontuou.
Não foi surpresa
Se surpreendeu há uma parcela significativa da população goianiense a decisão de Iris Rezende, não deixou Mendanha surpreso. Isso porque Gustavo já sabia da decisão por ter sido avisado meses antes. “Eu não posso dizer que foi uma surpresa porque todos nós estávamos ao longo desses últimos meses escutando o Íris por várias vezes que não seria candidato então não foi uma surpresa, mas é uma notícia que ninguém gostaria ou não esperava por mais que era esperado”, ressaltou.
Para Mendanha, quem não Íris que se despede da política, ao contrário, a política perde Íris. “Se despede a política o maior político de Goiás”, destaca.
Maguito: futuro para Goiânia
A aposentadoria de Íris mexe com o cenário político para Goiânia e abre possibilidades para bons quadros no MDB se apresentarem como sucessores. E quem aparece como atirador experiente para assumir esse lugar é o ex-governador do Estado, Maguito Vilela a quem Mendanha veste a camisa para defender seu nome. “Eu acho que o MDB tem grandes quadros na capital. Vereadores, deputados estaduais, mas é óbvio pela minha ligação e relação eu diria quase filiar eu defendo o nome do ex-governador e ex-prefeito de Aparecida, Maguito Vilela”, pontua.
Mendanha não tem dúvidas: seu antecessor em Aparecida é o futuro-certo para Goiânia. “Eu não tenho dúvidas que o Maguito poderia dar sequência a esse legado de Iris Rezende. O Maguito que fez uma excelente gestão aqui em Aparecida”, pontuou.
Se Iris desistir de desistir?
Não seria a primeira vez que Iris desistiria de desistir. E se acontecer o mesmo agora? Para Mendanha seria respeitável uma mudança de decisão do emedebista, mas não é o que deve acontecer. “De fato, a gente entende que a família do Iris, não quer que ele dispute e eu também se fosse filho do Iris né, eu teria essa mesma posição, até porque com essa pandemia, eu mesmo tenho um problema muito sério, a gente fica sempre preocupado, com medo de ir às ruas”, pontua.
Na visão de Mendanha, Iris tem uma construção de mandato que merece ser observada. E tem uma trajetória política a ser observada. “Então, é compreensível da parte do Iris embora tenha tantas obras realizadas e eu não tenho dúvidas que talvez o sentimento do Iris seja disputar a reeleição mas neste momento a razão talvez fale mais alto que qualquer outro sentimento. E de fato, eu acho que o Iris tem que aproveitar a sua família, seus netos. O Iris que ao longo da sua trajetória nunca teve um momento de descanso e de férias. Ele sempre fez questão de dizer isso. Como mandatário ele nunca tira tempo para poder viajar. Eu acho que ele merece o respeito de nós políticos, independente do partido, eu acho que qualquer até seus adversários, sabem reconhecer a grandeza de Iris para nosso estado e o restante do país”, descreve.
Decisão rápida
Para Mendanha, a decisão do MDB em decidir por um novo prefeitável deve ser tomada de forma rápida. “Nós temos que o mais breve possível escolher o nome sim. Até porque uma candidatura forte aqui na capital ela reflete em todas as cidades goianas. Quanto mais demorar, mais partidos vão se aliando a outros projetos e daqui a pouco a gente vai ter dificuldade inclusive em montar uma boa coligação. Eu defendo, que no máximo neste final de semana, nós já apresentamos, seja o Maguito, que é óbvio que eu defendo pela relação que eu tenho, seja outro nome, mas que nós já podemos apresentar esse nome”. conclui.
Assista a entrevista na integra: