Categorias: Brasil

A pedido de Ciro, manifesto de esquerda não cita candidatura de Lula

Cinco partidos de centro-esquerda lançam na tarde desta terça-feira (20), por intermédio de suas fundações, o manifesto “Unidade para Reconstruir o Brasil”. Assinado pelas fundações vinculadas ao PT, PDT, PSB, PSOL e PC do B, o documento não defende, explicitamente, o direito de candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

A exclusão da expressão “eleição sem Lula é fraude” -hoje um mantra petista- aconteceu a pedido do ex-ministro Ciro Gomes, que pretende concorrer à Presidência pelo PDT.

Segundo seu próprio relato, Ciro avisou aos petistas que o PDT não endossaria um documento que deslegitima a eleição da qual pretende participar. Ex-ministro de Lula, Ciro pediu também que o combate à corrupção e mudanças nas diretrizes econômicas estivessem expressos no manifesto.

Entre as tarefas imediatas, o texto prega a “garantia da realização das eleições de 2018, com pleno respeito à soberania popular; e não a proposta casuística do parlamentarismo e do semipresidencialismo”.

O manifesto não cita, textualmente, o direito de Lula concorrer à Presidência.

O nome do ex-presidente aparece uma única vez, quando se diz que estão sendo eliminadas ou mitigadas conquistas de natureza patriótica alcançadas nos governos Getúlio Vargas e João Goulart, “bem como o acervo de realizações do ciclo progressista de 2003-2016, dos governos Lula e Dilma”.

Aliança

Já na apresentação do manifesto, as fundações signatárias fazem questão de frisar que essa não é a consolidação de uma aliança eleitoral entre os partidos aos quais estão vinculadas. Essa também foi uma condição imposta por Ciro.

“Independentemente das estratégias e táticas eleitorais do conjunto das legendas progressistas, uma base programática convergente pode facilitar o diálogo que construa a união de amplas forças políticas, sociais, econômicas e cultural”, diz o texto.

Já na manhã desta terça-feira, após participar do 2º Encontro Folha de Jornalismo,  Ciro admitiu dificuldade de consolidação de uma aliança com o PT no primeiro turno das eleições. O pedetista afirmou que a assinatura pode levar a um acordo eleitoral, mas duvidou que os petistas venham a integrá-la.

Elencando PSB e PC do B como aliados preferenciais, Ciro disse discordar da estratégia adotada pelo PT de “judicialização” da disputa. Questionado se sua relutância não inviabilizaria um acordo futuro com petistas, Ciro listou eleições em que apoiou Lula e perguntou: “Eu só presto para isso? O PT tem que fazer autocrítica”. 

A exemplo do que disse durante o “talk show” promovido pela Folha de S.Paulo, Ciro se valeu da metáfora do escorpião -em que o aracnídeo pica o sapo sobre o qual atravessavam um rio-  para explicar por que duvida de uma aliança com o PT. 

O ex-ministro disse também que  Lula  merece ser absolvido. Mas “lá atrás ele já deveria ter entendido que o papel dele não é estressar essa divisão do país entre ódios e paixões”. (Folhapress) 

{nomultithumb}

Thais Dutra

Notícias Recentes

Zagueiro Pedro Henrique enxerga potencial em recuperação do Atlético-GO na Série A

Sem vencer há 55 dias, Atlético-GO vive uma crise que aumenta a cada rodada no…

10/08/2024

Referência, Hospital de Uruaçu realiza 17ª captação de órgãos para transplante

Já é a 17ª captação realizada no próprio hospital, que possui estrutura tecnológica para esse…

10/08/2024

Bombeiros combatem incêndio que destruiu galpão de estopas em Goiânia

A carga de incêndio era muito alta, composta por tecido e madeira. Apesar do cenário,…

10/08/2024

Hemeroteca do IHGG oferece acesso gratuito a 8 mil edições de 105 jornais e revistas sobre Goiás

Reprodução de edição do jornal O Mosquito publicado em Catalão na década de 1920, e…

10/08/2024

Jogos Olímpicos: Brasil vence Turquia e leva o bronze no vôlei feminino

A seleção feminina de vôlei encerrou a participação em Paris 2024 da melhor maneira possível:…

10/08/2024

Seleção Brasileira perde para os Estados Unidos e fica com a prata no Futebol Feminino em Paris

Não faltaram dedicação e suor. Nos Jogos Olímpicos das mulheres, as do futebol feminino defenderam…

10/08/2024