Especialista dá área dá dicas de como se tornar um profissional inspirador e engajar equipes
Você sabe o que a palavra liderança significa? Que tipo de impacto ela causa em você quando é dita? Você já parou para pensar na importância dela para o seu desenvolvimento profissional? Que tipo de líder você é? Ou melhor, que tipo de líder você quer ser?
Antes de discutirmos sobre ser líder, vamos entender o que significa a palavra liderança. Ela é a arte de comandar pessoas, atraindo seguidores e influenciando de forma positiva mentalidades e comportamentos. A liderança pode surgir de forma natural, quando uma pessoa se destaca no papel de líder, sem possuir forçosamente este cargo.
O grande problema, explica o coordenador do MBA Executivo em Liderança e Gestão Empresarial do Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG), Edson Teixeira Junior, é que o Brasil vive a sua maior crise de liderança, pois há um apagão, notadamente de lideranças políticas, e uma carência de emergir novos paradigmas no âmbito empresarial, frente aos desafios político-econômicos.
Segundo Edson, hoje o maior desafio do Brasil é a falta de lideranças realmente transformadoras e benéficas para a sociedade e organizações. Ele explica que é no momento da crise, onde a tensão e o medo aumentam, juntamente com a falta de horizonte e perspectiva, que um bom líder faz a diferença para alinhar e reequilibrar as pessoas, a empresa e também a política.
No âmbito empresarial, o papel do líder é de extrema importância, pois são suas decisões e atitudes que impactarão no sucesso ou fracasso de um projeto ou meta. Além disso, é preciso deixar claro que esse líder se difere de um chefe por vários fatores.
Chefe X Líder
São muitas as diferenças entre chefia e liderança. Um chefe é caracterizado por adotar um perfil autoritário, é temido pelos demais funcionários e não os inspira a pedir conselhos, expressar ideias ou esclarecer dúvidas, além de ter o costume de apontar as falhas de seus “subordinados”.
Um líder conduz as pessoas e as inspira. Não é temido, mas sim, respeitado. Tem um perfil motivador, envolve-se em projetos e opta pelo melhor desempenho de sua equipe para que alcancem todos os objetivos estabelecidos juntos.
Edson explica que é muito comum a sociedade ou os funcionários das empresas começarem a questionar a forma de liderar dos seus superiores. “É isso que estamos passando no Brasil, em todos os níveis! Nas empresas, as pessoas não estão mais suportando lideres autocráticos e grosseiros. Precisamos de líderes mais carismáticos, empáticos. A empatia é se colocar no lugar do outro, é trocar de posição com o liderado, olhar, avaliar, e compreender a partir da perspectiva do outo. Hoje não se vê, por exemplo, líderes políticos assim”, diz.
De acordo com Edson, por séculos a sociedade brasileira segue o paradigma da colonização, de esperar um “salvador” resolver de uma vez todos os problemas, de todo mundo. “Isso não vai acontecer, não vai haver um herói na empresa, nem na política. Temos de amadurecer o nosso olhar a respeito da liderança e entender que existe uma correlação entre o perfil do líder e seus liderados, ou seja, quando se mantêm apáticos, os liderados também permitem que haja uma liderança negativa. Eles nutrem esse campo favorável para que prevaleça um líder que pensa só nele”, acrescenta.
E para quem pretende se tornar um líder inspirador, Edson reforça que vale se atentar a algumas dicas:
Seja um exemplo de liderança por onde você passar
Faça com que suas atitudes falem mais alto do que as suas palavras. Não seja aquele tipo de líder que pede para que os seus liderados façam somente o que ele diz e não o que ele faz.
Construa o alicerce
Para ser líder você precisa ter um bom relacionamento com todos a sua volta. Não permita que a confiança e a transparência sejam quebradas para que esse relacionamento não se comprometa. Lembre-se: é normal que as pessoas não se relacionem com quem não confiam, então, evite esse tipo de aborrecimento.
Gerencie coisas, lidere pessoas
Saiba que liderar é diferente de gerir. A gestão tem a ver com metas, recursos, processos e orçamentos, já a liderança é relacionada a pessoas. Tome cuidado para você não começar a controlar a sua equipe como se fosse coisas ou projetos. Use ferramentas eficazes, como, por exemplo, a confiança e a transparência.
Seja corajoso
A coragem é o oposto do medo. Se você é corajoso não é medroso. Mas mesmo assim, reconheça seus medos e enfrente-os com sabedoria para alcançar todos os seus objetivos.
Pratique a humildade
Não existe sucesso na liderança sem a humildade, seja corajoso para reconhecer seus erros, fracassos e pontos fracos. Peça ajuda quando precisar, peça desculpas quando for necessário e transmita sempre a mensagem de que a busca pela ação correta é uma prática natural, comum e constante.
Valorize as críticas
Encontre nelas sempre uma oportunidade de crescimento.
Realize
Seja o responsável por realizar tarefas. Líderes de sucesso desenvolvem, empoderam e preparam as pessoas para executarem com excelência suas atividades.
Forme novos líderes
Lembre-se que você precisa dar frutos. Uma liderança sem resultados é uma liderança sem propósito e sem futuro, que apenas gera equipes dependentes e fracas, comprometendo o próprio trabalho e a continuidade da organização.
E para completar essas dicas, o professor do IPOG cita ainda duas formulas para que a liderança dê certo. A primeira delas é que o líder ou o gerente de uma empresa precisa fundamentar a sua liderança em valores humanos, em coisas saudáveis ao grupo. “Os valores que o líder adota para a sua vida pessoal vão espelhar o estilo de gestão e liderança da organização. É preciso, inclusive, respeitar os limites do corpo humano”, explica. Outra fórmula que é base para uma liderança saudável é trabalhar o autoconhecimento. “Na medida em que tenho mais autoconsciência, passo a ter discernimento do que é melhor e mais adequado para mim e para o meu liderado”, conclui.
Leia Mais: