Erenilza Moura dos Santos, 37 anos, moradora de Águas Lindas de Goiás (GO), recebeu na manhã desta quinta, 05/10, a vista do ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, da presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), primeira-dama Valéria Perillo, e da primeira-dama do país, Marcela Temer. Mãe de nove filhos, a dona de casa tem agora o acompanhamento do Criança Feliz – programa do governo federal em parceria com os governos estaduais para o desenvolvimento infantil. Assim como ela, mais de 40 mil pessoas contam hoje com o acompanhamento domiciliar do Criança Feliz. O programa completa um ano nesta quinta e está presente em 636 cidades de todas as regiões do país.
Erenilza está com uma filha de apenas 15 dias e explica que as orientações da visitadora têm sido úteis também para a relação com os outros filhos. A dona de casa disse que passou a entender melhor o desenvolvimento infantil. “Agora sei lidar melhor com meus filhos e a dialogar mais com eles. As visitadoras trabalham esses temas quando vêm aqui em casa. A cada dia, aprendo mais”, diz.
Osmar Terra explicou que os primeiros meses do Criança Feliz foram dedicados à formação dos visitadores. Segundo ele, agora o programa entra em uma nova fase, com mais municípios realizando o atendimento domiciliar. “Nós vamos terminar o ano com mais de mil municípios executando as visitas domiciliares e, no ano que vem, vamos ter a maioria dos municípios brasileiros desenvolvendo essa política”, completou. Até agora, 2.615 cidades aderiram ao programa.
A primeira-dama, Marcela Temer, viu de perto os impactos positivos do acompanhamento. Embaixadora do Criança Feliz, ela destacou o papel dos visitadores para o sucesso da iniciativa.
“Há um ano, o Criança Feliz foi lançado e poder ver de perto o programa se concretizando é gratificante e emocionante. Quero registrar também a importância dos visitadores do Criança Feliz. Eles são a força do programa, junto com as famílias beneficiadas”, disse.
Goiás
Em Goiás, o programa Criança Feliz foi lançado em abril deste ano está sob a responsabilidade da Secretária Cidadã, Lêda Borges que também esteve em Águas Lindas durante a celebração de um ano do programa.
Valéria Perillo que é madrinha do Criança Feliz no Estado ressaltou os resultados positivos da iniciativa para as crianças e suas famílias. “Com a orientação dos visitadores, as mães passam a receber informações importantes sobre os cuidados com as crianças e melhoram a qualidade de vida dos seus filhos. É um programa fundamental para o bom desenvolvimento de meninos e meninas nesta fase da primeira infância. “
Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), o Criança Feliz busca promover o desenvolvimento infantil por meio de visitas domiciliares. Nos encontros, os profissionais orientam os pais sobre os estímulos adequados para o desenvolvimento físico, cognitivo e afetivo da criança. São atendidos os beneficiários do Bolsa Família, da gestação aos 3 anos, e as crianças de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).