Publicidade
Categorias: Leandro Mazzini
| Em 11 anos atrás

A ‘concordata’ da Conab

Compartilhar

Desabastecida do Orçamento prometido, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), tradicional braço do Ministério da Agricultura, está quase quebrada. Em carta de tom lamentador enviada a colaboradores na estatal, no ConabMail, o presidente Rubens Santos admite fechamento de ‘polos de atendimento de Vendas de Balcão em regiões de seca’, revela ‘restrições na execução de programas’ e, pedindo ‘compreensão de todos’,  diz que busca solução junto à Casa Civil, Planejamento e Agricultura.  


Se vira na enxada

Publicidade

Entrelinhas, quis dizer que o governo vai deixar na mão pequenos e alguns grandes produtores de grãos e outros alimentos, sem poder comprar a produção e estocá-la.

Publicidade

Tudo no balaio
A despeito da situação dramática da Conab, Santos ressalta que os limites de repasses de verbas atingem todo o governo, decisão de duas portarias do Planejamento em Julho.

Publicidade

 Jogada
Até decidir ficar no PSB, o deputado Romário (RJ) peregrinou por vários partidos, da esquerda à direita, leiloando seu potencial de votos e pedindo regalias.

Drama
Com a saída do PSB do prefeito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso, o partido abre as portas para o senador Lindbergh Farias, que encontra resistência dentro do PT para sua candidatura ao Governo. Mas ele terá só mais seis dias para decidir se troca – com o risco ainda de perder o mandato no Senado.  Eduardo Campos o sondou.

Publicidade

O software turístico
O ministro do Turismo, Gastão Vieira, foi ao TCU a convite do Augusto Nardes na Sexta.  Mostrou ao anfitrião os sistemas de gestão e acompanhamento das obras do Turismo, elogiados pela presidente. Nardes vai sugerir padronizá-lo para ministérios.

Presentão
A minirreforma eleitoral da Câmara, capitaneada por Candido Vaccarezza (PT-SP) e que vai a votação na Casa, é uma benção para deputados, se aprovada. Entre outros pontos, propõe  redução das multas por excesso de doação de até 900% para até 100% .

Causa própria
Outras propostas: Exibição em primeiro lugar do deputado federal nos painéis da urna; fim da exigência de propostas de candidatos a cargos do Executivo na fase de registro.

Fazendeiro
Causou espécie entre empresários do agronegócio da pequena Chapada Gaúcha (MG): Um lobista, sobrinho de ex-presidente, comprou megafazenda na região.

E nada..
Em Julho, antes da revelação de espionagem, o Governo do Paraná enviou ofício ao Comando do Exército, ao qual tivemos acesso. Propôs parceria de contraespionagem. Sugeriu interface entre Celepar, estatal de TI, e o Centro de Comunicações e Guerra Eletrônica, para desenvolvimento de software pela defesa nacional. Deu em nada.

Acelera, Foster!
Para comemorar seus 60, a Petrobras está voltando para a Formula 1! O GP de Interlagos, em Novembro, será chamado de Grande Prêmio Petrobras. Assim como ocorre na Malásia (Petronas), China (Sinopec) e Inglaterra (British Petroleum)

Poderosa PRF
Congressistas questionam: O general Elito, do Gabinete de Segurança Institucional, instalou na sede da Polícia Rodoviária Federal, longe da Abin e GSI, o centro cibernético para acompanhar ações de segurança para a Copa e Jogos 2016.

Os negros do DF
A Codeplan divulga dia 9 análise da vulnerabilidade da juventude negra no DF. Revela que dos 3,6% dos residentes em comunidades carentes, a maioria (70,4%) são negros. O perfil está diretamente ligado à discriminação social e à falta de acesso a serviços.

Mesa & gaveta
Ricardo Lewandowski, enrolado com o julgamento do Mensalão, deixou na gaveta uma denúncia contra Marta Suplicy. Quando prefeita, Marta contratou por R$ 3 milhões ONG que ela própria fundou, para serviços didáticos à rede municipal de ensino.

Cela cheia
O Conselho Nacional de Justiça anda preocupado com o sistema prisional do Piauí. A morosidade nos julgamentos deixa celas lotadas de presos provisórios: 70% do total.

Ponto final
Ficção & Realidade: Prenderam o Batman nos protestos do Rio e apareceu a Liga da Justiça nas ruas para salvá-lo.
_________________________________________
Com Equipe DF e SP

 

Publicidade
Altair Tavares

Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: altairtavares@diariodegoias.com.br .