Publicidade
Categorias: Cidades
| Em 7 anos atrás

A CEI vai virar uma página nessa saúde que tem tantos problemas no município, diz Marconi Perillo

Compartilhar

Publicidade

O ex-governador de Goiás, Marconi Perillo (PSBD), destacou o papel importante da Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Saúde para que os problemas da saúde em Goiânia sejam superados. Marconi foi convidado pelos vereadores da CEI, que investiga possíveis irregularidades na rede de saúde do município, para prestar esclarecimentos sobre a relação entre Estado e Prefeitura de Goiânia na prestação de serviços à população.

Publicidade

Isso foi debatido exaustivamente. Nós demos todas as informações à CEI, fizemos isso espontaneamente, tanto eu quanto o secretário Leonardo Vilela em respeito à Câmara de Goiânia, ao povo de Goiânia e do Estado de Goiás. Vim na condição de ex-governador para trazer informações, para dar respostas e, sobretudo, para ressaltar a importância dos avanços que tivemos na saúde estadual nos últimos anos, especialmente a partir de 2011, quando dobramos ou triplicamos os leitos de internação hospitalar, os leitos de UTI e transformamos os hospitais estaduais em referência no Brasil, em hospitais de excelência no Brasil. […]Eu disse e repito: essa CEI vai definir uma mudança de paradigma na saúde em Goiânia, acho que vai virar uma página nessa saúde que tem tantos problemas aqui no município”, disse.

Publicidade

O ex-governador destacou que é preciso defender as responsabilidades de cada poder, como governo federal, estadual e municipal, mas que o Estado de Goiás assumirá parte do atendimento da capital.

“A partir de agora, o governador José Eliton vai, juntamente com o secretário Leonardo, colaborar com os municípios em relação a cirurgias eletivas, abrindo em nossos hospitais estaduais um terceiro turno para exames, diagnósticos e cirurgias eletivas. Também ficou clara a disposição do governo do Estado em assumir a regulação aqui em Goiânia. Esse que é o problema, quem regula, quem determina o envio de pacientes para os hospitais é a Secretaria Estadual de Saúde. Às vezes as pessoas dizem que a saúde está ruim porque a Atenção Básica não está bem. Da parte do governo do Estado houve uma esforço enorme. Quem vai a um hospital do governo do Estado percebe o nível de qualidade e humanização com que as pessoas são atendidas”, comentou.

Publicidade

Segundo Marconi, a relação entre os secretários de Estado e Municipal já foi melhor em outras épocas. “Lembro que quando o dr. Fernando era secretário municipal de saúde, na gestão do PT, havia um entrosamento muito grande entre o secretário Leonardo e ele, e os outros secretários que antecederam Leonardo. Eu acho que talvez falte, sim, uma maior integração. Mas isso não depende do governo do Estado. A disposição do secretário Leonardo Vilela e da Secretaria Estadual de Saúde sempre foi no sentido de estar de portas abertas para debater e ajustar qualquer assunto que interesse à melhoria da saúde no Estado e na capital”, afirmou.

Veja entrevista coletiva:

{source}
<iframe src=”https://www.facebook.com/plugins/video.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2FDiariodeGoias%2Fvideos%2F1682280238531925%2F&show_text=0&width=560″ width=”560″ height=”315″ style=”border:none;overflow:hidden” scrolling=”no” frameborder=”0″ allowTransparency=”true” allowFullScreen=”true”></iframe>
{/source}

Leia mais:

  • Não é culpa da SES se a regulação não funciona, não tem transparência, diz Leonardo Vilela sobre saúde de Goiânia
  • Vídeo: Marconi Perillo é ouvido na CEI da Saúde
Publicidade