Publicidade
Mundo
| Em 2 anos atrás

Número de mortos na Turquia e Síria chega a mais de 5 mil

Compartilhar

O terremoto de magnitude 7,8 que atingiu a Turquia e a Síria, na madrugada desta segunda-feira (6) pelo horário local, deixou mais de 5 mil mortos até o momento. Na Turquia, conforme a última atualização do governo, são 3.419 vítimas e outras 20.426 pessoas ficaram feridas. Já na Síria, o número de mortos subiu para 1.602 e 3.500 feridos, segundo informações do site UOL.

O epicentro dos tremores, que duraram cerca de um minuto, foi registrado na região entre as cidades de Gaziantepe e Kahramanmaras – Sul da Turquia – a uma profundidade entre 10 e 24 quilômetros, segundo os serviços geológicos dos EUA e da Alemanha.

Publicidade

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan, afirmou ser o pior evento do tipo no país desde 1939. O que ocorreu a quase cem anos, apesar de ter sido da mesma magnitude do tremores do que ocorreu nesta noite, segundo afirmou o pesquisador em sismologia do Imperial College London, Stephen Hicks, no seu Twitter, o de 1929 matou cerca de 30 mil pessoas.

Publicidade

No Twitter é possível ver vídeos e fotos do que o povo Turco e Sírio enfrentaram durante os tremores:

Publicidade

Segundo informações das autoridades em sismologia, o terremoto na Turquia e Síria foi sucedido por tremores secundários cerca de dez minutos depois do primeiro, de magnitudes que chegaram a 6,7 e cerca de 20 edifícios ficaram destruídos e outras centenas foram danificados. Como foi muito recente, dentre os milhares de feriados ainda há registro de pessoas presas nos escombros.

Publicidade
Leonardo Calazenço

Jornalista - repórter de cidades, política, economia e o que mais vier! Apaixonado por comunicação e por levar a notícia de forma clara, objetiva e transparente.