O estado de Goiás foi o segundo no Brasil com mais concluintes do Ensino Médio a realizar as provas do Enem 2023. Ficando atrás apenas do Ceará, que teve 8 entre cada 10 fazendo as provas, Goiás teve um índice de 7 entre cada 10. Apesar disso, o estado do Centro-Oeste ficou bem acima da média nacional.
Isso por que menos da metade dos estudantes da rede pública que estavam no fim do Ensino Médio fizeram o Enem no ano passado. O índice nessa edição foi de 46%.
Apesar disso, mais de um milhão de estudantes, que tiraram 570 pontos na prova. Sendo assim, estes poderiam concorrer a 840 cursos em instituições superiores públicas pelo Sisu. No Prouni, com 509 pontos, mais de 60% dos participantes podem disputar uma bolsa em um quarto dos cursos disponíveis.
O diretor de Avaliação da Educação Básica, Rubens Lacerda, destacou a possibilidade de acesso ao ensino superior. O Enem 2023 recebeu mais de quatro milhões de inscrições, mas apenas 2,7 milhões de alunos fizeram a prova.
As notas médias foram de 516 em linguagens, 522 em ciências humanas, 497 em ciências da natureza e 534 em matemática. Na redação, a nota média foi 641. Sessenta estudantes tiraram a nota 1000, a máxima.
Com informações da Agência Brasil
Leia também: Quatro estudantes de Goiás tiraram nota mil na redação do Enem 2023