O glúten é uma proteína presente em cereais como trigo, cevada e centeio, e é responsável pela elasticidade e textura em diversas receitas, especialmente de pães e massas. Embora muitas pessoas o consumam sem problemas, algumas apresentam restrições, como aquelas com doença celíaca, sensibilidade ao glúten não celíaca ou alergia ao trigo, e precisam evitá-lo para não sofrerem sintomas como dor abdominal, inchaço e desconforto intestinal.
Felizmente, é possível preparar comidas sem glúten, utilizando substitutos que oferecem sabor e textura semelhantes, permitindo desfrutar de uma alimentação variada e saborosa sem riscos à saúde. A seguir, confira 6 receitas sem glúten deliciosas para você incluir na dieta!
Em um recipiente, coloque o azeite, a salsinha, o coentro, o manjericão, o suco de limão, o sal e a pimenta-do-reino e misture. Após, unte uma assadeira com azeite e disponha os filés de salmão sobre ela. Regue com a mistura de ervas e leve ao forno preaquecido a 200 °C até dourar. Sirva em seguida.
Em um liquidificador, coloque as maçãs, a canela, o óleo de coco, o sal e os ovos e bata até ficar homogêneo. Após, transfira a mistura para um recipiente e, aos poucos, acrescente o restante dos ingredientes secos. Mexa até obter uma consistência homogênea e reserve. Unte uma assadeira com óleo de coco e enfarinhe com farinha de milho. Disponha a massa sobre ela e leve ao forno preaquecido a 180 °C até dourar. Sirva em seguida.
Em uma panela, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione a cebola e refogue até ficar transparente. Acrescente a quinoa e o espinafre e misture. Refogue por 3 minutos. Junte os tomates e o suco de limão e refogue até a quinoa absorver o suco. Reduza o fogo e, aos poucos, coloque o caldo de legumes. Cozinhe até os grãos absorverem todo o líquido. Desligue o fogo. Tempere com sal e salpique com o queijo. Sirva em seguida.
Massa
Recheio
Em um recipiente, coloque a farinha de arroz, o azeite, o sal e o ovo e misture até ficar homogêneo. Aos poucos, acrescente a água e mexa até obter uma massa homogênea. Cubra com plástico-filme e reserve. Em uma panela, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione a cebola e doure. Junte o tomate e refogue por 5 minutos. Por último, coloque o peito de frango, a salsinha, a cebolinha e o sal e refogue por mais 10 minutos. Desligue o fogo e reserve.
Unte formas para empadinha com óleo de coco e enfarinhe com farinha de arroz. Com a ajuda de uma colher, pegue um pouco de massa, disponha sobre a forminha e preencha o fundo e as laterais. Após, recheie as empadas com o frango e tampe com o restante da massa. Finalize pincelando com a gema de ovo. Leve ao forno preaquecido a 200 °C até dourar. Sirva em seguida.
Massa
Recheio
Massa
Em um liquidificador, coloque todos os ingredientes (exceto o molho de tomate) e bata até obter uma consistência homogênea. Reserve. Unte uma frigideira com óleo de coco e, com a ajuda de uma concha, disponha a massa sobre ela. Cozinhe até começar a fazer bolhas e vire para dourar o outro lado. Repita o processo com toda a massa e reserve.
Recheio
Em uma panela, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione a cebola e o alho e doure. Adicione o frango e refogue até dourar. Acrescente o tomate, a páprica e a salsinha e mexa para incorporar. Em seguida, desligue o fogo e, com a ajuda de uma colher, recheie as panquecas e enrole. Coloque as panquecas em uma assadeira, regue com o molho de tomate e leve ao forno preaquecido em temperatura média para aquecer. Sirva em seguida.
Separe as gemas das claras e, em uma batedeira, bata as claras em neve. Em um recipiente, coloque as gemas, o queijo e o leite e bata com a ajuda de um garfo. Junte o brócolis e tempere com sal e pimenta-do-reino. Aos poucos, junte as claras e misture delicadamente. Transfira para uma travessa untada com azeite e leve ao forno preaquecido a 180 °C por 15 minutos. Sirva em seguida.