Publicidade
Categorias: Política
| Em 10 anos atrás

51.206 estudantes entraram no Passe Livre Estudantil

Compartilhar

O Programa Passe Livre Estudantil (PLE) recebeu em 2015 (19/janeiro a 21/março) 51.206 inscrições de estudantes do Nível Fundamental, Ensino Médio, Técnico de Nível Médio, Ensino Superior e Pós-Graduação. O balanço, elaborado pela Superintendência da Juventude da Secretaria de Estado de Governo (Segov), compreende os 18 municípios da Região Metropolitana de Goiânia atendidos pelo programa e contém o número de alunos cadastrados, incluindo o percentual por região e o nível de escolaridade.

Publicidade

A rede particular de ensino registrou 50,04% dos estudantes beneficiados, com destaque para o Ensino Superior, com 40,13% do total. Na sequência aparece a Rede Estadual de Ensino (30,89%), Rede Federal de Ensino (16,36%) e Rede Municipal de Ensino (2,71%). “Isso nos dá o panorama de quem mais utiliza o transporte coletivo. É um corpo muito grande pela quantidade de unidades de Ensino Superior presentes na Região Metropolitana de Goiânia. Acima de tudo, essa estatística mostra a atenção que o poder público deve dar à política de assistência estudantil, especialmente ao estudante de Ensino Universitário Privado”, destaca o superintendente da Juventude da Segov, Leonardo Felipe.

Publicidade

As mulheres são maioria: 31.546 inscritas (61,43%) e os homens, 19.749 inscritos (38,57%). “Esse é um fenômeno que já vem ocorrendo desde o ano passado. Agora, com dados consistentes, nós vamos nos debruçar sobre essas informações para entendê-las. De início, eu posso dizer que há um acréscimo muito grande de mulheres estudando, notadamente no Ensino Superior, onde o sexo feminino é maioria”, lembra Leonardo Felipe.

Publicidade

Ranking dos municípios

Goiânia lidera o ranking dos 18 municípios atendidos pelo programa Passe Livre Estudantil até o momento: Goiânia (69,61%), Aparecida de Goiânia (20,03%), Senador Canedo (4,02%), Trindade (2,99%), Goianira (1,03%), e as demais cidades com percentuais inferiores a 1%. “Nós estamos analisando o calendário para 2015 e ainda não é certa a reabertura do cadastro no segundo semestre, mas é certo que vamos ampliar, por determinação do governador, o programa Passe Livre Estudantil para outros municípios. O secretário Henrique Tibúrcio tem cobrado agilidade na ampliação do programa e eu acredito no segundo semestre, no máximo, já teremos efetivado a ampliação em Anápolis e Catalão”, enfatiza Leonardo Felipe.

Os bairros da capital com o maior percentual de alunos beneficiados são: Setor Leste Universitário, Jardim Novo Mundo, Setor Central, Jardim América, Setor Leste Vila Nova, Setor Bueno, Setor Pedro Ludovico, Parque Atheneu, Residencial Recanto do Bosque e Parque Amazônia. Em Aparecida de Goiânia são: Cidade Vera Cruz, Buriti Sereno, Garavelo, Pontal Sul, Veiga Jardim, Setor dos Afonsos, Vila Brasília, Jardim Tiradentes, Aeroporto Sul e Alto Paraíso.

Publicidade

Balanço por idade e instituição de ensino

A faixa etária com o maior número de inscritos é a dos 18 aos 24 anos de idade (50,32%), seguida de 16 e 17 anos (17,23%) e 12 a 15 anos (15,29%). Na lista das 20 instituições de ensino com maior percentual de cadastros figuram 15 faculdades e universidades, e apenas cinco colégios.

Com informações da Segov

Publicidade
Altair Tavares

Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: altairtavares@diariodegoias.com.br .