A enxaqueca é uma condição neurológica complexa, caracterizada por dores de cabeça intensas e pulsantes. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é considerada a sexta maior doença incapacitante no mundo, afetando aproximadamente 15% da população global. Mais comum em mulheres, essa doença pode ser debilitante, impactando a qualidade de vida, o desempenho no trabalho e as atividades do dia a dia.
Um estudo realizado pelo Instituto WifOR, a pedido da Federação Latino-Americana da Indústria Farmacêutica, demonstrou que essa condição prejudica diretamente a produtividade das pessoas, sendo a principal causa de incapacitação entre mulheres, e gerando um impacto socioeconômico bilionário para o Brasil – chega a representar 1,6% do PIB (Produto Interno Bruto).
O tratamento e a prevenção da enxaqueca envolvem uma combinação de estratégias, que podem variar de pessoa para pessoa, mas geralmente incluem medicamentos, mudanças de estilo de vida e técnicas para reduzir os gatilhos da dor. Além disso, alguns suplementos – sempre com indicação médica – também podem ajudar.
Isso porque, segundo o Dr. Christian Aguiar, médico especialista em medicina natural e suplementação, algumas vitaminas e minerais estão associados à redução da frequência e intensidade das crises de enxaqueca. A seguir, o profissional lista alguns deles. Confira!
O magnésio, além de ser benéfico para a saúde do cérebro, pode ajudar a reduzir as dores de cabeça. “O magnésio é essencial para a produção de energia cerebral. Estudos sugerem que essa suplementação pode reduzir a frequência de ataques, especialmente em pessoas com baixos níveis desse mineral. Além disso, ele melhora a função cognitiva e a memória, prevenindo doenças neurodegenerativas”, afirma o médico.
O Dr. Christian Aguiar explica que o CoQ10 é um antioxidante que pode ajudar a melhorar a função mitocondrial, aumentando a produção de energia nas células. Estudos demonstraram que a suplementação de CoQ10 pode reduzir a frequência e a duração das enxaquecas em algumas pessoas.
Também conhecido como riboflavina, esse suplemento também estimula a produção de energia mitocondrial, ajudando a reduzir a depressão alastrante, que é uma das causas da enxaqueca, segundo o Dr. Christian Aguiar.
O ômega 3 contribui para a saúde do organismo de forma geral e pode ajudar a aliviar os sintomas da enxaqueca. “Os ácidos graxos ômega 3 têm propriedades anti-inflamatórias que podem ser benéficas para pessoas com enxaqueca crônica. Ele desempenha um papel fundamental em diversas funções biológicas, principalmente no funcionamento cerebral e na redução de processos inflamatórios”, destaca.
O tanacetum é uma planta amplamente utilizada na fitoterapia, especialmente para o tratamento de enxaquecas. Ele possui propriedades anti-inflamatórias e analgésicas graças à presença de compostos ativos como a partenolida. Esses compostos podem ajudar a prevenir a liberação de substâncias inflamatórias no cérebro que contribuem para as crises.
Segundo o Dr. Christian Aguiar, o tratamento da enxaqueca é baseado tanto na prevenção das crises quanto no alívio dos sintomas durante os episódios, que envolve o uso de medicamentos e mudanças no estilo de vida. Além disso, ele ressalta a importância de consultar um profissional de saúde antes de iniciar qualquer regime de suplementação, para garantir que as doses e os tipos de suplementos sejam adequados para cada caso.
Por Yasmin Santos