Publicidade

5 dicas para quem vai mudar de cidade para estudar

Por 9 anos atrás

O aumento da adesão das universidades federais ao ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e a ampliação do ProUni (Programa Universidade para Todos) possibilitou que os estudantes façam faculdade longe de casa. Porém, mais do que ir bem nas provas e se matricular, é necessário levar em consideração outros detalhes, para que a mudança seja bem-sucedida. Fatores como o transporte dos móveis e o aluguel na nova cidade devem ser vistos atentamente. Confira as dicas.

Matrícula

Publicidade

Mesmo que a cidade aonde você vai morar seja próxima, é importante planejar antecipadamente o dia em que levará os documentos. Alguns estudantes deixam a inscrição para a última hora, sob o risco de esquecerem algo e não terem mais prazo para levar os documentos. Por isso, assim que conferir a lista do que precisa, providencie imediatamente e, se for necessário, entre em contato com a universidade para negociar a entrega de algo. Se o diploma do ensino médio não estiver pronto, por exemplo, é possível solicitar um comprovante para garantir a matrícula.

Publicidade

Mudança

Publicidade

Independentemente da extensão do curso e dos planos de voltar à cidade natal nos finais de semana, é importante lembrar que essa é uma mudança definitiva, que não basta levar apenas algumas malas de roupas. Se for possível, consulte empresas de transporte de mudança e carregue os próprios móveis. Isso irá ajudar você a economizar na compra de novos itens e ainda deixará a casa com ar mais familiar.

Hospedagem temporária

Publicidade

Antes de fechar o próprio aluguel, seja sozinho ou em grupo, prefira ficar hospedado em alguma república estudantil ou pousada. Assim, você terá tempo hábil para saber quais são os melhores bairros para morar e conhecer pessoas com quem poderá compartilhar a residência. Dividir a casa com amigos, mesmo que sejam novos, ajuda a trazer mais tranquilidade e confiança nessa nova etapa da vida.

Aluguel

Se você quiser realizar o aluguel por conta própria, terá três opções de garantia para apresentar à imobiliária: fiador, depósito ou seguro-fiança. Ter um fiador é a maneira mais prática de conseguir um aluguel, porém, é necessário que essa pessoa seja do estado ou até mesmo cidade da residência. No caso do depósito e do seguro-finança, o contratante deve ter um dinheiro extra, que será usado, caso o inquilino deixe de pagar alguma mensalidade. A diferença entre essas modalidades de garantia é que o seguro-fiança precisa ser renovado anualmente, diferentemente do depósito que vale até o final do contrato de locação.

Anúncios da universidade

Observe primeiramente os anúncios de moradia da universidade. Veja se há alguma moradia disponível para dividir ou casas para apenas você. Geralmente, as imobiliárias anunciam nas universidades ou os estudantes levam recortes de jornais, pois muitas pessoas precisam. Lembre-se de que morar próximo do campus é uma ótima forma de economizar dinheiro com locomoção, mas pode sair mais caro, já que a demanda é grande.

 

Publicidade
Compartilhar
Altair Tavares

Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: altairtavares@diariodegoias.com.br .