A valeriana é uma planta medicinal da espécie Valeriana officinalis, também conhecida como valeriana-das-boticas ou valeriana selvagem. Utilizada há muito tempo para promover o bem-estar, ela é rica em compostos bioativos, como ácidos valerênico, isovalérico e antioxidantes, responsáveis por suas propriedades relaxantes. Esses componentes têm dado destaque ao chá da planta na fitoterapia, por oferecerem diversos benefícios à saúde. A seguir, confira quais são eles!
A valeriana é uma planta medicinal que possui propriedades sedativas, o que pode ajudar a reduzir a ansiedade e melhorar a qualidade do sono. Segundo dados do Committee on Herbal Medicinal Products (HMPC) da Comunidade Europeia (EMA), uma dose do chá valeriana de 30 a 60 minutos antes de dormir, com uma dose anterior no começo da noite, caso necessário, já é o suficiente para ter uma noite de sono tranquila.
As propriedades calmantes da valeriana também beneficiam as mulheres que sofrem com os sintomas da TPM (tensão pré-menstrual), como irritabilidade, cólicas e insônia. Para isso, basta consumir o chá algumas semanas antes do ciclo menstrual começar. Contudo, a consulta com um profissional de saúde antes de incluir o chá na rotina é indispensável.
O chá de valeriana também pode ser útil para a saúde digestiva, ajudando a aliviar cólicas intestinais, gases e problemas relacionados à digestão. Isso porque suas propriedades antiespasmódicas relaxam os músculos do trato gastrointestinal, aliviando desconfortos como inchaço e indigestão. Contudo, caso os sintomas persistam, é essencial consultar um médico.
Durante a menopausa, as alterações hormonais das mulheres se intensificam e o efeito ansiolítico presente na valeriana ajuda a diminuir os sintomas causados por estes fatores, como estresse e irritabilidade. Além disso, de acordo com dois pequenos ensaios clínicos da National Library of Medicine (NLM), o uso da planta também pode reduzir os calorões causados pela menopausa.
Para chegar a este resultado, os estudos analisaram dois grupos de mulheres entre 45 e 55 anos, que utilizaram cápsulas de 255 mg de valeriana e placebo. Em seguida, a gravidade e a frequência das ondas de calor foram medidas e registradas por meio de questionários e formulários de informações em três níveis. “A gravidade das ondas de calor revelou uma diferença estatística significativa antes e depois do tratamento com valeriana enquanto essa diferença não foi significativa no grupo placebo”, relata a pesquisa.
Embora esse não seja o seu fim mais comum, o chá de valeriana pode ser utilizado para auxiliar na perda de peso, graças a sua capacidade de diminuir a ansiedade. O efeito ajuda a controlar os nervos e, consequentemente, a necessidade excessiva de comer, também conhecida como alimentação emocional. Inclusive, como a valeriana melhora o sono durante a noite, ela também auxilia na manutenção do peso, já que o sono adequado é responsável por manter o equilíbrio do metabolismo basal.