A Agência Goiana de Habitação (Agehab) recebeu representantes de 21 municípios e cinco construtoras que tiveram propostas selecionadas para financiamento habitacional do Governo de Goiás, com o Cheque Mais Moradia, para construção de 1.862 moradias.
O investimento estadual será de R$ 18,6 milhões, sendo R$ 10 mil por unidade habitacional. O presidente da Agência, Cleomar Dutra, informa que o aporte de recursos do Governo de Goiás vai ajudar a reduzir o valor das parcelas do financiamento para as famílias beneficiárias.
“Sem a participação do Estado, a realização do sonho da casa própria ficaria muito difícil para as famílias que ganham até três salários mínimos, faixa de renda que a Agehab atende”, frisa Cleomar Dutra.
Durante a reunião, o presidente da Agehab explicou aos representantes dos municípios e construtoras a sistemática de trabalho, quais os documentos necessários para dar início aos procedimentos, a faixa de renda das famílias que poderão ser beneficiadas e providências para contratação de recursos também da Caixa.
As famílias beneficiadas no chamamento realizado pela Agehab deverão se enquadrar na chamada faixa 1.5 e 2 de renda do governo federal, com renda familiar até três salários mínimos. Segundo Dutra, o objetivo maior é colocar os municípios em contato com as construtoras já selecionados para que agilizem os procedimentos para fechar as contratações junto à Caixa.
Com um deficit superior a 80 moradias, o prefeito de Córrego do Ouro, Murilo César da Silva, recebeu os esclarecimentos para começar a obra de 44 unidades habitacionais. Ele disse que já providenciou a maioria dos documentos necessários para conseguir o Cheque Mais Moradia, e vai agora providenciar o financiamento junto à Caixa.
O chefe de gabinete da Prefeitura de Guarani de Goiás, Mário Sérgio, disse que a expectativa é grande para o início das obras de 80 unidades habitacionais no Loteamento Bela Vista. O prefeito de Aporé, Renato Sirotto, saiu da reunião animado, pois o projeto vai sair do papel e partir para a prática. Ele disse que já tem prontos todos os licenciamentos e documentos necessários para construção de 100 moradias em parceria com a Agehab.
Também participaram da reunião representantes dos municípios de Acreúna, Chapadão do Céu, Minaçu, Paraúna, Santa Bárbara, Joviânia, Palminópolis, Urutaí, Itapuranga, São Miguel do Passa Quatro, Aporé, Araguapaz, Campos Verdes, Damianópolis, Itarumã, Mundo Novo, Simolândia, São Domingos e São Luiz do Norte.