Publicidade
Goiânia
| Em 3 anos atrás

21% das doses de vacinas contra a covid-19 em Goiânia são aplicadas em pessoas do interior

Compartilhar

Dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia apontam 21% das doses de vacinas contra a covid-19 aplicadas na capital são em pessoas residentes no interior do estado.

A estimativa foi feita depois que a SMS comparou os dados de residência obtidos depois que o CPF da pessoa imunizada foi inserida no sistema do Ministério da Saúde. O registro no banco de dados é obrigatório e, por lá, é possível checar onde o vacinado tem domicílio.

Publicidade

Segundo a diretora de Vigilância Epidemiológica de Goiânia, Grécia Pessoni, muitas pessoas de outras cidades vão à capital depois de não conseguirem se imunizar em seu município. O drive-thru do Passeio das Águas, que atende por demanda espontânea, é o ponto de vacinação procurado por elas.

Publicidade

“Todas as pessoas dos municípios vizinhos que não conseguiram vacinar no seu município, pegam um comprovante de endereço de um parente, de um amigo e vêm parar no drive-thru de Goiânia. É um recurso que acaba sendo usado por todas as pessoas que não conseguiram se vacinar no seu município”, disse à Rádio Bandeirantes Goiânia.

Publicidade

Pessoni relata que as placas de carro de outras cidades já indicam a grande migração à capital pela vacina. Ela conta ainda que houve um caso de uma excursão de gestantes para a imunização recentemente. “Recebemos um ônibus do interior. Não no drive, mas num posto. Várias gestantes do interior”, afirmou.

A diretora ainda fez um apelo para que os outros municípios sejam assertivos nas estratégias de vacinação para evitar a migração. “Nesse momento, a gente precisa concentrar os esforços para vacinar a população de Goiânia. Cada município tem que ter sua estratégia. A gente, sozinho, não consegue abarcar essa demanda do interior.”

Publicidade
Publicidade