Com um peso de pouco mais de três quilos, Vitória é a criança de número 15 mil nascida no Hospital e Maternidade Dona Iris (HMDI). O bebê nasceu na última quarta-feira, 3, em meio às comemorações da Semana Mundial do Aleitamento Materno. As orientações da equipe da unidade de saúde da Prefeitura de Goiânia sobre a importância do leite materno contribuíram para que a pequena, que é terceira filha de Juscilene Oliveira, seja a primeira a ser amamentada pela mãe.

Para Juscilene Oliveira, mãe da pequena Vitória, o atendimento humanizado que recebeu na Maternidade foi o que mais a agradou. “A bebê nasceu de parto normal e minha irmã me acompanhou durante o procedimento. Isso me deu muita segurança”, conta. A avó da criança, Sirlene Araújo, observou também que pôde acompanhar a filha durante todo o período de internação e isso trouxe tranquilidade à família.

Publicidade

Desde a sua reinauguração, em junho de 2012, o HMDI tem aumentado a cada ano a média mensal de partos. Em 2016, esse número já atingiu cerca de 500 nascimentos por mês. Para o diretor geral da unidade, Maurício Viggiano, “esses dados são reflexo do Hospital, que é referência nacional em parto humanizado e no atendimento à mulher e ao recém-nascido”.

Publicidade

Sobre a quantidade de partos já realizados, o diretor técnico da Maternidade, José Renato Rezende, explica que somente no último ano foram feitos cinco mil procedimentos. “Em agosto de 2015 nasceu o bebê de número dez mil e um ano depois foi realizado o parto da criança 15.000. Os dados mostram o crescimento do atendimento ao longo desse período”, destaca o diretor técnico.

Publicidade

Atualmente, a Maternidade possui 103 leitos de internação. São 80 a mais que em 2012, quando contava com 20 acomodações para receber as gestantes. O trabalho e empenho da equipe ao longo dos quatro anos de funcionamento também tem contribuído para a redução da taxa de cesáreas na unidade.  O HMDI segue os princípios da Rede Cegonha, do Ministério da Saúde, que tem como objetivo reduzir a quantidade de partos por meio de cirurgia cesariana e aumentar a quantidade de procedimentos naturais e humanizados.

O bebê 15.000, sua mãe e avó acompanharam as comemorações de encerramento da Semana Mundial do Aleitamento Materno no auditório do Hospital e Maternidade. Durante a cerimônia, a equipe multiprofissional da unidade reforçou a importância do aleitamento materno.

Publicidade
Publicidade