A prefeitura de Rio Verde, região sudoeste de Goiás confirmou, na última sexta-feira (17) 15 casos da gripe influenza H3N2, vírus que já vem causando surtos em outros estados.
A Secretaria Estadual de Saúde de Rio Verde, disse que as pessoas apresentaram sintomas como febre, cansaço, vômito e dores pelo corpo. Diante a situação, de acordo com a pasta não há nenhum paciente com situação grave, e eles estão sendo monitorados.
Através de nota, a prefeitura de Rio Verde destacou a importância da vacinação contra a influenza H3N2. De acordo com a prefeitura o município atualmente tem baixa procura pela vacina. Portanto, o alerta é que as pessoas evitem o máximo compartilharem objetos de uso pessoal.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), em todo estado foram aplicadas 2,4 milhões de doses contra a influenza em 2021, um índice de 73% acima do que se esperava.
Em todo Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 67,9 milhões de doses contra o vírus já foram aplicadas em todo país, um índice de 71,2% do índice vacinal.
Além de Rio Verde, de acordo com a SES, há também há 10 em Goiânia e um caso em Anápolis, Aparecida de Goiânia, Caçu, Catalão, Porangatu e Trindade, somando um total de 30 casos em todo estado. Portanto, a pasta ainda alerta sobre os cuidados como manter distância de 1,5 metro das outras pessoas; higienizar as mãos com frequência; utilizar máscara facial que cubra a boca e o nariz; não compartilhar utensílios de uso pessoal (toalhas, copos, talheres e travesseiro); evitar frequentar locais fechados ou com muitas pessoas, entre outros.
Leia também: