Até as 11h desta terça-feira (1º), 120.372 declarações do Imposto de Renda de Pessoa Física 2016 (IRPF) foram entregues, anunciou a Receita Federal. Hoje é o primeiro dia do prazo para envio dos dados, que termina em 29 de abril.
“Houve um pequeno problema nos três minutos do início da entrega, quando algumas pessoas não conseguiram enviar a declaração, mas o problema foi logo solucionado”, informou o supervisor do Imposto de Renda, Joaquim Adir.
Os contribuintes poderão baixar no computador o programa gerador da declaração no site da Receita Federal. Também serão disponibilizados aplicativos para smartphones e tablets na versão Android, que já está liberado, e iOS, que ainda aguarda aprovação da Apple.
A expectativa é de que aproximadamente 28,5 milhões de contribuintes entreguem a declaração do Imposto de Renda à Receita Federal este ano. O número é 2,1% superior ao ano passado.
Os contribuintes que perderem o prazo estarão sujeitos ao pagamento de multa de 1% do imposto por mês de atraso ou R$ 165,74. Neste caso, prevalecerá o maior valor. A multa máxima é de 20%.
Com informações da Agência Brasil