Durante fiscalização coordenada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) entre os dias 17 e 20 deste mês, foram verificadas irregularidades em alguns postos de combustíveis da capital, como armazenamento irregular, divergências de preços e vazamentos nas bombas. Dos 45 postos fiscalizados, 12 foram autuados.
Segundo o jornal O Popular, ao todo, a força-tarefa aplicou 25 autuações, feitas pela ANP e orgãos parceiros como a Secretaria da Fazenda (Sefaz-GO), o Procon Goiás e o Ministério Público Federal.
A operação é realizada em várias cidades do País com o objetivo de intensificar o trabalho de fiscalização corriqueiro dos órgãos.
Em Goiânia, apesar das autuações, o chefe de Fiscalização da ANP em Brasília, Manoel Neto, considerou o resultado positivo. De acordo com ele, as falhas na capital não são muito prejudiciais ao consumidor. “A qualidade da gasolina na capital, por exemplo, é irrepreensível, sem qualquer tipo de alteração em postos grandes e pequenos“.
Além das autuações, os postos onde as irregularidades foram identificadas estão sujeitos a multas. O valor imposto, no entanto, depende do órgão autuador, da falha identificada e se há ou não agravantes.