A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deflagraram, na noite desta quinta-feira (17), operação para fiscalização de transporte de produtos de origem animal e vegetal.
Ao todo, foram fiscalizados 23 caminhões. Destes, 12 foram apreendidos por transporte irregular e cerca de 300 metros cúbicos de madeira ilegal também foram apreendidas na BR-153, em Porangatu.
A PRF e o Ibama fiscalizaram veículos que transportavam carga sem nota fiscal e autorização ambiental. Em alguns casos, de acordo com a PRF, o motorista apresentava documentações, mas a carga autorizada por órgão ambiental não correspondia com a que era transportada. Muitas vezes, a quantidade descrita na nota era inferior à transportada. A PRF também identificou notas ficais e autorizações ambientais falsas.
Também foram apreendidos 100 metros cúbicos de carvão vegetal transportados de maneira irregular. Os responsáveis pelo transporte da carga e emissão das documentações foram autuados. Foram lavrados Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO’s) para os motoristas, que prevê pena de detenção de seis meses a um ano e pagamento de multa.
A expectativa é de que os veículos cheguem à Goiânia neste sábado, por volta das 14h, e serão conduzidos ao pátio do Ibama.