Publicidade
Cidades
| Em 5 meses atrás

10ª Parada LGBTI+ acontece em Aparecida de Goiânia neste domingo (14)

Compartilhar

Acontece neste domingo (14) a 10ª edição da Parada do Orgulho LGBTI+ de Aparecida de Goiânia. Esta edição da manifestação traz foco para a temática política para conscientizar a comunidade LGBTQIA+ acerca da necessidade de se eleger candidatos comprometidos com a causa da diversidade. A concentração começa a partir das 14h na Avenida Uru, esquina com Avenida Rio Verde, próximo ao Buriti Shopping.

Com o tema “Vote com Orgulho, Vote em quem te representa”, a segunda maior manifestação do orgulho do Estado tem a expectativa de reunir cerca de 20 mil participantes na edição deste ano. O início da passeata está prevista para às 18h.

Publicidade

Programação

A manifestação política contará com a distribuição de materiais informativos e insumos de prevenção das IST/AIDS, Sífilis e Hepatites Virais. Na programação está prevista, ainda, a aplicação de Testes Rápidos para estas infecções e outras atividades que visam à saúde; além de outras ações ligadas aos direitos humanos e cidadania da população LGBTQIA+.

Publicidade

Na parte cultural, a organização destaca as apresentações musicais, shows com drag queens, grupos de danças, cantores, performers, dançarinos, entre outros. Vários DJs farão a trilha sonora da passeata que terá início a partir das 18h. Neste ano, a parada receberá, pela primeira vez, o show de um artista nacional. Pépe Moreno, atração organizada pela Prefeitura de Aparecida de Goiânia, animará o evento.

Publicidade

Política e Representatividade

Conforme a organização, o tema escolhido para este ano está consoante a orientação nacional, seguindo a abordagem da Parada de São Paulo: “Basta de negligência e retrocesso no Legislativo: Vote consciente pelos direitos da população LGBT”. Essa é uma ferramenta para combater um dos maiores obstáculos que a comunidade enfrenta que é a ausência de representatividade em todas as esferas governamentais.

A parada LGBT de Aparecida é uma realização da Associação da Parada de Goiás (PARADA-GO), em parceria com o Grupo da Diversidade LGBT de Anápolis (Associação GDA) e a Associação Gabiroba LGBT de Aparecida de Goiânia. A iniciativa conta com o apoio da Coordenação Estadual de IST/AIDS; da Prefeitura Municipal de Aparecida de Goiânia e suas secretarias, e também do Buriti Shopping, que desde 2014 apoia financeiramente o evento.

Publicidade
Publicidade
Luana Cardoso

Atualmente atua como repórter de cidades, política e cultura. Editora da coluna Crônicas do Diário. Jornalista formada pela FIC/UFG, Bióloga graduada pelo ICB/UFG, escritora, cronista e curiosa. Estagiou no Diário de Goiás de 2022 a 2024.