19 de julho de 2024
Tecnologia • atualizado em 04/10/2021 às 16:35

Instagram, WhatsApp e Facebook ficam fora do ar nesta segunda-feira (4)

WhatsApp é o app com mais queixa em site que monitora quedas. (Foto: Divulgação)
WhatsApp é o app com mais queixa em site que monitora quedas. (Foto: Divulgação)

Usuários do Instagram, WhatsApp e Facebook relataram instabilidade do sistema nesta segunda-feira (4). O problema é global e impede o acesso dos internautas aos serviços, de propriedade do Facebook.

O maior número de queixas refere-se ao WhatsApp. O mensageiro era alvo de mais de 40 mil reclamações no Downdetector, que monitora o funcionamento dos serviços. Para o Instagram havia 10 mil, enquanto o Facebook registrava 5 mil.

Saiba mais: Saneago terá atendimento via WhatsApp

O Facebook informou que ainda investiga a instabilidade nos serviços. Os perfis das redes no Twitter disseram que estão cientes do problema. “Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal e enviaremos uma atualização assim que possível”.

E o Instagram tuitou: “O Instagram e amigos estão tendo um momento complicado agora e talvez você esteja com problemas para usá-los. Conte com a gente, estamos em cima disso”.

O que causou a pane no WhatsApp, Instagram e Facebook?

O Facebook ainda não informou o que causou a pane. Os serviços do Instagram, WhatsApp e Facebook já estão fora do ar há mais de três horas. Segundo analistas, a falha não está relacionada com as operadoras de telefonia. Também houve registros de queda das redes sociais em outros países, principalmente nos Estados Unidos.

Outras opções para comunicação

Para quem precisa se comunicar com urgência, além das ligações telefônicas, há outras opções de mensagens. Uma delas é o SMS, que não depende de internet. Esse serviço, porém, é pago às operadoras. Mas, claro, há planos que contemplam o envio de mensagens de texto por telefone.

O Telegram é um aplicativo muito semelhante ao WhatsApp e, há anos, vem sendo uma válvula de escape. É necessário utilizar conexão com a internet, seja por rede 4G, 3G ou Wi-fi. Outra opção com as mesmas aplicações é o Signal.

O Twitter, Discord e e-mail também são saídas para os usuários que precisam se comunicar ou não querem se desconectar.


Leia mais sobre: / / / / Destaque / Tecnologia