26 de fevereiro de 2024
Meio-Ambiente

Virada Ambiental vai premiar municípios que mais plantaram mudas em Goiás

A ideia, por fim, é premiar o que forem mais efetivos no plantio das mudas
Virada Ambiental é lançada na Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (05) (Foto: Altair Tavares/DG)
Virada Ambiental é lançada na Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (05) (Foto: Altair Tavares/DG)

Iniciada nesta segunda-feira (05/06) com uma solenidade na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, a principal meta dos organizadores da Virada Ambiental é promover o plantio de 1000 mudas de árvores em cada município goiano. A expectativa é que sejam plantadas 246 mil mudas com uma premiação aos entes mais efetivos.

“Vamos plantar 246 mil mudas em novembro. O programa visa uma reflexão sobre a sustentabilidade do nosso Cerrado. Precisamos de equilíbrio e sustentabilidade”, destacou a presidente da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, deputada estadual  Rosângela Rezende (Agir). Ouça a entrevista na íntegra com feita pelo diretor de redação do Diário de Goiás, Altair Tavares;

De acordo com Rezende, os parceiros envolvidos no processo vão entregar as mudas aos municípios que poderão fazer estudos de melhor aplicabilidade em cada cidade. “as prefeituras decidem o local que querem plantar. Se é em alguma nascente, alguma mata auxiliar, alguma praça ou local urbano’, destacou. A ideia, por fim, é premiar o que forem mais efetivos no plantio das mudas.

A deputada estadual e presidente da Comissão do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Alego, Rosângela Rezende (Foto: Sérgio Rocha/Alego)

PlanteGO: aplicativo ajuda a fazer acompanhamento do plantio

Outro destaque da quinta edição do programa Virada Ambiental é a apresentação do aplicativo PlanteGO, desenvolvido pela Semad. Essa tecnologia tem como objetivo proporcionar aos cidadãos um canal fácil e rápido para registrar o plantio de mudas em ambientes urbanos e rurais em todo o estado de Goiás. Além de registrar o ato e outras informações relevantes, os usuários poderão compartilhar o plantio com sua rede de amigos, contribuindo para a divulgação dessa ação ambiental.


Leia mais sobre: Cidades

Domingos Ketelbey

Jornalista e editor do Diário de Goiás. Escreve sobre tudo e também sobre mobilidade urbana, cultura e política. Apaixonado por jornalismo literário, cafés e conversas de botequim.