19 de julho de 2024
Programas sociais • atualizado em 14/08/2023 às 19:19

Vilmar Mariano recebe Gracinha, firma parceria em projetos e mira aproximação com Ronaldo Caiado

Encontro ocorreu na tarde desta segunda-feira (14), na Cidade Administrativa Maguito Vilela, e contou com a presença de diversas autoridades municipais e estaduais
Prefeito Vilmar Mariano (Patriota) recebe a primeira-dama e presidente de honra da OVG, Gracinha Caiado. Foto: Altair Tavares / Diário de Goiás
Prefeito Vilmar Mariano (Patriota) recebe a primeira-dama e presidente de honra da OVG, Gracinha Caiado. Foto: Altair Tavares / Diário de Goiás

Na tarde desta segunda-feira (14), o prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano (Patriota) e secretários municipais receberam, na Cidade Administrativa Maguito Vilela, a primeira-dama de Goiás e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Gracinha Caiado.

Na ocasião, Gracinha apresentou ao prefeito os programas que a área social do governo preparou para moradores da cidade. Um estudo realizado de forma conjunta entre a OVG e a Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO) constatou que os bairros que os bairros mais necessitados de ações são Madre Germana, Rosa dos Ventos, Independência Mansões e Retiro do Bosque.

O projeto contemplará o atendimento e a concessão de benefícios aos moradores desses bairros, como Mães de Goiás, Dignidade, Goiás por Elas, Passaporte do Idoso, Passaporte do Autista, Certidões (casamento, nascimento e óbito), Passe Livre do Idoso, Passe Livre PCD, Dignidade Menstrual e Cadastro Aprendiz do Futuro.

Um dos programas confirmados para Aparecida de Goiânia é o Família Acolhedora Goiana. Aprovado recentemente na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), o benefício garante subsídio de um salário mínimo às famílias que acolhem crianças e adolescentes, de 0 a 18 anos (inclusive com deficiência física ou intelectual), afastados do convívio familiar por medida protetiva.

Também foi debatida a ideia da criação, no futuro, de um programa social para reforma de casas com orientação e assistência do Governo de Goiás e da Prefeitura de Aparecida. Gracinha propôs, ainda, agendar um evento do Goiás Social “bem grande”, para divulgar os programas e incluir as famílias que estejam adequadas aos programas.

Adryanna Caiado sublinhou que já havia recebido o prefeito Vilmar Mariano para discutirem a parceria. A diretora da OVG frisou que, antes, a taxa de atendimentos feitos pela entidade era de 27% e que esse número saltou para 91% de pedidos atendidos em todo Estado.

Durante a visita oficial, a primeira-dama foi acompanhada pelo secretário estadual da Retomada, César Moura; secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra, secretário estadual de Segurança Pública, Coronel Renato Brum; e pela Diretora Geral da OVG, Adryanna Caiado, além do vice-governador, Daniel Vilela (MDB). “Estou animadíssima para começar a trabalhar”, disse, na oportunidade.

Além de melhorias para a cidade, o encontro representa uma aproximação entre o prefeito e o governador Ronaldo Caiado (União Brasil), cujo apoio para seu projeto de reeleição em 2024 é bastante significativo.

Autoridades celebram a parceria firmada por Vilmar Mariano e Gracinha Caiado

Após Gracinha questionar qual deveria ser o primeiro bairro a receber a parceria entre o Governo de Goiás e a Prefeitura, ficou definido que o projeto terá início pelo setor Rosa dos Ventos, devido à carência das famílias.

Vilmar Mariano comemorou a parceria. “Motivo de alegria receber a primeira-dama do Estado aqui, trazer uma frente de trabalho para Aparecida de Goiânia, com ideias inovadoras. Confesso que tinha algumas que eu nem conhecia e ela vai trazer para a cidade de Aparecida, buscando em outros Estados e trazendo para cá. Isso é motivo de muita alegria poder estar atendendo e fazendo parcerias importantes não só para Aparecida, mas para o Estado também”, afirmou o prefeito.

“Eu acredito que tudo só funciona com parceria. Então, eu fiz questão de vir até aqui à prefeitura e pedir ao Vilmar, Gustavo e ao Daniel para que o Goiás Social pudesse entrar na cidade de Aparecida, trabalhando em parceria com eles, todos juntos para promover a melhoria das famílias carentes. Sem dúvida nenhuma, o que eu tenho visto é um grande trabalho. Aparecida se transformou e, juntos, sem dúvida nenhuma, vamos poder fazer mais por essas famílias que tanto precisam do apoio do Estado e do município”, ressaltou Gracinha Caiado.

A presidente de honra da OVG pontuou que o projeto será expandido. E que será possível monitorar o resultado real trazido para as famílias, por meio do Goiás Social. Também assegurou que as ações já começam de imediato.

“Nós estamos começando aqui hoje. Quando a gente reúne, já temos um levantamento, já temos os programas prontos. Hoje nós viemos para trabalhar juntos e unir forças. A data é hoje, aqui e agora”, enfatizou a primeira-dama.

Segundo Daniel Vilela, o projeto concentra diversos programas sociais para transformar uma determinada comunidade.

“O Goiás Social já se faz presente com vários programas, não só em Aparecida como em todo o Estado. A ideia agora, através da iniciativa da nossa primeira-dama, é fazer com que a gente concentre em uma comunidade todos os programas sociais, seja com atendimento de alimentação, com reforma de casas, com amparo de capacitação também, para que possam se tornar empreendedores na sua comunidade. Enfim, estabelecer um projeto-piloto de transformação de uma comunidade, reunindo todos os programas que já são oportunizados pelo Estado de Goiás através do Gabinete de Políticas Sociais que, muito competentemente, é liderado pela nossa primeira-dama, dona Gracinha”, reforçou.

O deputado estadual Veter Martins (PSD) agradeceu à primeira-dama, Gracinha Caiado, ao governador Ronaldo Caiado e ao vice-governador Daniel Vilela pelos projetos na cidade. E destacou ações promovidas pela Assembleia Legislativa.

“A Assembleia tem feito o papel dela, através dos 41 deputados, do nosso querido deputado, presidente Bruno Peixoto. Aprovamos todas as matérias que são encaminhadas para a Assembleia. Aliás, essas matérias do Goiás Social foram aprovadas em tempo recorde, reunindo as comissões, fazendo sessões extras para que a gente pudesse dar maior celeridade possível para que esses programas pudessem estar, como estão hoje, em todo o Estado de Goiás”, detalhou.

No evento, o ex-prefeito Gustavo Mendanha (Patriota) relembrou o ex-prefeito e ex-governador Maguito Vilela (1949-2021), a quem se referiu como mentor, para dizer que as parcerias sempre são muito bem-vindas.

“Receber aqui hoje a primeira-dama Gracinha, que faz um trabalho extraordinário, o Goiás Social, que vai alcançar centenas, milhares de pessoas em Goiás, e aqui, a cidade de Aparecida foi uma das cidades que se desenvolveu muito nos últimos anos. É uma cidade que ainda carece desse auxílio, desse olhar humano que tanto o governador Ronaldo Caiado e especialmente a primeira-dama estão dispensando. Eu, enquanto cidadão, tenho certeza, o Vilmar, as nossas famílias ficam super felizes de receber aqui a Gracinha e o Daniel não só para estabelecer, mas para anunciar novas parcerias”, declarou Mendanha.

LEIA TAMBÉM: Lei que reduz alíquota de ITBI em Aparecida é sancionada por Vilmar Mariano


Leia mais sobre: / / / / / / Aparecida de Goiânia / Cidades

Vinicius Martins

Jornalista por formação com MBA em Marketing e Estratégia Digital.