25 de junho de 2024
Desenvolvimento urbano

Vilmar Mariano lança obras de complexo viário que interliga cinco bairros em Aparecida

Integração entre o sistema de eixos Leste-Oeste deve facilitar o deslocamento na cidade reduzindo congestionamentos
Durante a cerimônia de lançamento, o prefeito Vilmar Mariano destacou que o feito é a realização de um sonho da população aparecidense. (Foto: Brunno Moreira).
Durante a cerimônia de lançamento, o prefeito Vilmar Mariano destacou que o feito é a realização de um sonho da população aparecidense. (Foto: Brunno Moreira).

Na última sexta-feira (24), o prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano (UB) lançou as obras do novo complexo viário que interliga os bairros Buriti Sereno, Parque das Nações, Itapuã, Jardim Veneza e Pontal Sul até o Anel Viário. A ligação será realizada por meio do novo viaduto construído entre o Eixo Leste-Oeste 2 (Avenida das Nações) e o Eixo 1A (Avenida Prado Junior).

Durante a cerimônia de lançamento, o prefeito Vilmar Mariano destacou que o feito é a realização de um sonho da população aparecidense. “É um investimento de quase R$ 60 milhões em prol do desenvolvimento de Aparecida. Assim que as obras ficarem prontas, o deslocamento dos moradores será mais rápido. Essa interligação é necessária, pois Aparecida cresceu espaçada e não havia tantos pontos ligando os bairros”, explicou o chefe municipal.

Participaram da cerimônia os vereadores Diony Nery, Amendoim, Lélis Pereira, Arnaldo Leite, Fábio Ideal e Camila Rosa; o secretário de Habitação de Aparecida, Marlúcio Pereira, a secretária de Educação, Idelma Oliveira e lideranças da região. A população também aproveitou apresentações culturais e após a assinatura, a cantora Eduarda Nunes subiu ao palco trazendo sucessos do sertanejo. As crianças aproveitaram a Carreta Furacão e a exposição de carros rebaixados promovida pela equipe Los Veigas.

Segundo Vilmar, Maguito Vilela trouxe os eixos, Gustavo deu continuidade trazendo mais 5. Agora a gestão de Mariano dá sequência nessa interligação pra facilitar a vida dos moradores, tendo ainda mais três previstos para a sua gestão. O viaduto desenvolvido sob os eixos 2 e 1A em modelo trincheira faz parte do programa de investimentos Aparecida 100 Anos e tem prazo de execução estipulado em 24 meses.

A integração entre o sistema de eixos Leste-Oeste deve facilitar o deslocamento na cidade reduzindo congestionamentos e proporcionando uma rota alternativa mais eficiente e segura.

Vilmar Mariano destacou a importância da obra para o desenvolvimento urbano e da mobilidade de Aparecida. (Foto: Brunno Moreira).

Mobilidade de Aparecida

A extensão total do viaduto será de 520 metros, sendo uma pista principal de 9 metros de largura, no nível inferior, e duas pistas transversais com cinco metros de largura cada uma. Também será integrada uma faixa de passeio de 3 metros, além da implantação de 1086 metros lineares de meio fio.

O secretário de Infraestrutura de Aparecida, Mário Vilela, ressaltou os benefícios do projeto para a mobilidade do município. “São quatro obras importantíssimas para a conexão de Aparecida. Aqui é o centro geográfico da cidade e com esses eixos todo o sistema viário do município será beneficiado com melhor trafegabilidade, mais segurança e mais agilidade no deslocamento”, reforçou.

O lançamento também marca a retomada das obras do Eixo Leste-Oeste 1A. À época, a empresa contratada abandonou o projeto, sendo necessária a realização de um novo processo licitatório para a conclusão dos mais de 3,5 km da via. Ao final da obra, serão implantados 44 mil m² de pavimentação asfáltica, 4 mil metros de galeria pluvial, 7,1 mil metros de meio-fio e 17,7 mil m² de calçada, começando na Avenida Prado Júnior até o Anel Viário.


Leia mais sobre: / / / Aparecida de Goiânia / Cidades

Elysia Cardoso

Jornalista formada pela Uni Araguaia em 2019