18 de julho de 2024
Investimentos

Vilmar Mariano e Sandro Mabel inauguram Centro de Treinamento em Aparecida de Goiânia

Novo complexo capacitará profissionais para trabalho em altura, em locais confinados e para operação de empilhadeira
Inauguração do Centro de Treinamento em Saúde e Segurança do Trabalho (SST) da Escola Sesi/Senai, em Aparecida de Goiânia. Foto: Jhonney Macena
Inauguração do Centro de Treinamento em Saúde e Segurança do Trabalho (SST) da Escola Sesi/Senai, em Aparecida de Goiânia. Foto: Jhonney Macena

O prefeito Vilmar Mariano (MDB) participou da inauguração do Centro de Treinamento em Saúde e Segurança do Trabalho (SST) na manhã desta segunda-feira (18), na Escola Sesi/Senai de Aparecida, no Village Garavelo. O complexo possui estruturas e equipamentos voltados à capacitação de profissionais da indústria que atuam em espaços confinados, com trabalho em altura ou operam empilhadeiras.

Recepcionado pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Sandro Mabel, Vilmar se disse impressionado com a excelência do Centro de Treinamento. “É uma estrutura que vai preparar as pessoas não só para o trabalho, mas para a vida”, declarou o prefeito.

O presidente da Fieg reconheceu as condições criadas pelo poder público de Aparecida para a expansão das atividades do setor produtivo e, particularmente, da indústria.

“Aparecida tem um polo industrial muito dinâmico, diversificado, que atrai diversos tipos de investimento; além de sua localização estratégica”, afirmou Sandro Mabel, que citou a agilidade nos processos de obtenção de licenças e alvarás junto a Prefeitura de Aparecida como diferencial do município para atração de empresas.

A celeridade no atendimento desses pedidos é o principal objetivo do Comitê Permanente de Desburocratização (CPD), grupo de trabalho intersetorial criado pelo prefeito Vilmar Mariano para ouvir, analisar e atender, dentro da legislação, as demandas das empresas, estimulando, assim, as atividades econômicas.

Conforme o supervisor de Saúde e Segurança do Trabalho do Sesi/Senai Aparecida, Leonardo Macário, o Centro de Treinamento ficará à disposição das empresas, para que elas enviem os profissionais a serem capacitados, e às pessoas da comunidade em geral que queiram se qualificar em uma destas três especialidades. Os cursos têm duração de 8 horas a 32 horas-aula.

Interessados nas capacitações podem obter mais informações pelos telefones (62) 3236-6909 e 99990-4706. Macário explica que ao investir nos trabalhadores para que eles se reciclem nesses cursos, as empresas terão profissionais qualificados para atender às Normas Regulatórias (NR’s) 33, de trabalho em espaços confinados, e 35, que regula o trabalho em altura.

A indústria é um dos três ramos da economia que mais geram postos de trabalho em Aparecida de Goiânia. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apontam que a indústria encerrou o 1º semestre deste ano com 21.834 vagas de trabalho formal ocupadas, o equivalente a 19% dos 110.841 trabalhadores celetistas ativos no município na iniciativa privada.

LEIA TAMBÉM: Rio Verde aparece como segunda maior produtora de soja do Brasil, diz IBGE


Leia mais sobre: / / / / / / Aparecida de Goiânia / Cidades

Vinicius Martins

Jornalista por formação com MBA em Marketing e Estratégia Digital.