O prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela (MDB), abriu neste sábado (15) o segundo Mutirão de Consultas Especializadas de 2025, e anunciou que durante todo o ano haverá mutirões de consultas e procedimentos, “incluindo cirurgias”. Coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a ação mira reduzir a fila de espera por consultas e exames especializados na rede pública com previsão de beneficiar mais de 1.300 moradores com atendimentos em diversas especialidades médicas, apenas neste sábado.
“Esses esforços concentrados são para reduzir a espera por atendimentos, agilizar tratamentos e proporcionar mais conforto aos pacientes. São mais de 70 mil procedimentos na fila atualmente. Por isso, realizaremos mais mutirões ao longo do ano para atender a demanda da população”, afirmou Vilela. Ele elogiou o empenho dos profissionais da saúde envolvidos na realização.
Vilela compareceu no mutirão estava acompanhado do secretário de Saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães e dos vereadores Gilsao Meu Povo, Camila Rosa, Gleison Flavio, Rogério Almeida, Clusemar Dias, Reginaldo Boy, Almeidinha, Cristiano Zoi e Neto Gomes.
Os serviços foram prestados em cinco unidades de saúde da cidade, previamente organizados com base na fila da Central de Regulação.
Os locais de atendimento durante mutirão:
- Centro de Especialidades Municipal (CEM) – Jardim Boa Esperança
- Ambulatório Multiprofissional de Aparecida de Goiânia (Amag) – Jardim Nova Era
- Hospital de Olhos de Aparecida – Centro
- Clínica de Especialidades Médicas de Aparecida (CEMA) – Jardim Monte Cristo
- Núcleo de Cuidados em Saúde Mental – Setor dos Afonsos
No CEM, estava prevista a realização de 160 consultas especializadas em nefrologia, cardiologia, ortopedia, obstetrícia de alto risco e dermatologia, além de 60 ultrassonografias (30 obstétricas e 30 endovaginais) e 27 procedimentos odontológicos (10 bucomaxilofaciais e 17 estomatológicos).
No Amag, o mutirão oferece 220 consultas em cardiologia, neuropediatria, ortopedia e neurologia, além de 50 testes de linguinha para recém-nascidos na especialidade de fonoaudiologia.
O Hospital de Olhos e a CEMA concentram 500 e 200 consultas oftalmológicas, respectivamente. Já no Núcleo de Cuidados em Saúde Mental, são realizados mais de 160 atendimentos de psiquiatria e psicologia.
Assim como Vilela, secretário confirma um mutirão por mês em Aparecida
Durante visita ao CEM, o secretário Alessandro Magalhães reforçou o compromisso da gestão municipal e anunciou que a estratégia será contínua, com um mutirão sendo realizado por mês.
“A determinação do prefeito é clara: ofertar o atendimento no momento oportuno, com mais acessibilidade e qualidade para os cidadãos de Aparecida. Seguiremos com essa iniciativa para garantir um sistema de saúde mais eficiente para todos”, ressaltou Magalhães.
Com a ampliação dos mutirões, a Prefeitura de Aparecida pretende cumprir seu compromisso com a melhoria do acesso à saúde, promovendo ações que impactam diretamente na qualidade de vida da população.
Leia mais sobre: Leandro Vilela anuncia continuação de evento / Mutirão de Consultas em Aparecida / Aparecida de Goiânia / Cidades / Geral