26 de maio de 2024
Goiânia

Video: Prefeito de Goiânia presta contas à Câmara nesta segunda, 29

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB), presta contas à Câmara Municipal de Goiânia nesta segunda-feira (29). Desde às 8h, o prefeito e o secretário de Finanças, Alessandro Melo, expõe o quadro financeiro do segundo quadrimestre de 2018 do município.

Durante o discurso de abertura da sessão para prestação de contas, o prefeito ressaltou os avanços conquistados na área da Saúde, Habitação, Educação e Infraestrutura, como reforma e construção de unidades de saúde e de ensino, pagamento de progressão de servidores, retomada e conclusão de obras, entre outros. 

Veja ao vivo:

{source}
<iframe src=”https://www.facebook.com/plugins/video.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2FDiariodeGoias%2Fvideos%2F280511902587600%2F&show_text=0&width=560″ width=”560″ height=”315″ style=”border:none;overflow:hidden” scrolling=”no” frameborder=”0″ allowTransparency=”true” allowFullScreen=”true”></iframe>
{/source}

Veja entrevista coletiva:

{source}
<iframe src=”https://www.facebook.com/plugins/video.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2FDiariodeGoias%2Fvideos%2F2243094242603993%2F&show_text=0&width=560″ width=”560″ height=”315″ style=”border:none;overflow:hidden” scrolling=”no” frameborder=”0″ allowTransparency=”true” allowFullScreen=”true”></iframe>
{/source}

Leia o discurso na íntegra:

Compareço a esta Casa de Leis honrando mais uma vez os fundamentos democráticos que sustentam nossa ação política, ressaltando como principais marcas nesta agenda o respeito ao interesse público, a transparência e a relação harmônica instituída entre a Prefeitura e a Câmara Municipal desde o primeiro dia do meu mandato.

A administração nesse período de um ano e dez meses de trabalho esteve pautada no corte de gastos pelo ajuste de contas para que pudéssemos viabilizar novos investimentos. Foi um período de complexa travessia, como já disse anteriormente para vocês.

Nossos esforços para a superação de desafios sem deixar de lado a busca por mais eficiência no serviços para a população foram incessantes. Mesmo em meio à maior crise econômica do século, combinada com uma brutal crise política e graves problemas éticos que assolam o país, não deixamos um só dia de avançar. Foram passos importantes para que pudéssemos hoje proclamar dias melhores para os goianienses.

Definimos como prioridade a reorganização orçamentária combinada com o trabalho de uma pauta estratégica que pudesse balizar o crescimento da nossa cidade, independente das consequências nacionais do período político que estamos vivendo. Ou seja, nos preparamos para o crescimento e vamos crescer.

Fiz um compromisso com o povo desta cidade e tenho convicção de que será cumprido, pois Goiânia voltará ser motivo de orgulho para seus moradores. Seremos, sim, exemplo para o Brasil.

Os ajustes são contínuos, mas não paralisam nossas ações. Todas as medidas emergenciais estão sendo tomadas com a ajuda desta Câmara, diga-se de passagem. Mas o futuro, de médio e longo prazos, também estão sendo edificados.

Neste período árduo, nobres vereadores, a Prefeitura de Goiânia foi uma das poucas deste país que honrou todas as despesas contratadas, bem como o pagamento em dia do salário de todos os servidores. Isso, graças ao acompanhamento diário que faço do nosso orçamento, impedindo que qualquer despesa que não possa ser paga seja efetuada. Minha dedicação é integral a esta cidade.

A busca pelo equilíbrio fiscal, que vai tirar nossa capital definitivamente da crise, ainda não acabou. Aliás, temos muito chão pela frente. E compartilho com cada um essa responsabilidade, pois é preciso ter ciência de que nossas ações diárias vão repercutir por muito tempo na vida de cada morador de nossa querida Goiânia. Porém, o cenário que ainda é grave, como sabemos, não nos desanima, pois mesmo diante de tantos obstáculos, temos conseguido avançar.

Para se ter uma ideia, após o enxugamento de gastos, conseguimos fazer com que nossa receita superasse as despesas da administração. E foram essas economias que nos permitiram concretizar já a pavimentação de três bairros e iniciar as obras de asfalto e outros dez bairros. Até o fim do mandato, não deixaremos uma só rua habitada sem benefício.

Retomamos obras importantes como a do BRT e da Maternidade Oeste. Iniciamos outras essenciais, como a da Marginal Botafogo, que será entregue já no fim deste ano. Realizamos a recuperação asfáltica em mais de 40 vias de maior movimento. E vamos iniciar já em janeiro o recapeamento de outras 600 ruas e avenidas.

Reativamos a Usina de asfalto para baratear os custos das obras, o que nos permitiu intensificar serviços, como os de tapa-buracos no período chuvoso. Temos equipes trabalhando 24 horas por dia para evitar maiores danos causados pelos temporais.

Realizamos uma parceria para a conclusão da Avenida Leste-Oeste e as obras terão início no próximo semestre. Nessa Avenida, colocaremos novas linhas de ônibus para facilitar o transporte público, a exemplo das seis novas linhas entre bairros que implantamos nos últimos meses.

Na educação municipal, que hoje conta com 104 mil alunos, reformamos todas as unidades e contratamos mais de dois mil professores e servidores administrativos. Inauguramos quatro Cmeis e autorizamos a retomada das obras de outros dois, no Parque Ateneu e no Jardim do Cerrado 4. Encaminhamos ainda licitação para a construção de outros seis novos Cmeis. Para atender a demanda dos novo moradores do Residencial Nelson Mandela, construímos ali salas modulares, abrindo 240 novas vagas no Ensino Fundamental. Mesmo com todas as dificuldades, pagamos as progressões verticais e horizontais para mais de dois mil servidores administrativos da Educação.

Na Saúde, entregamos o Centro de Saúde da Vila Redenção e do Recanto das Minas Gerais. Reabrimos também a emergência do Ciams Novo Horizonte e o Ciams Urias Magalhães, que estavam fechados há cerca de quatro anos. Reformamos mais de 60 Unidades Básicas de Saúde, iniciamos a construção da UPA Jardim América, que será mais um serviço de referência no atendimento de urgências da Prefeitura, além da Maternidade Oeste, citada anteriormente.

A partir da correção de pendências administrativas que impediam a renovação da frota, viabilizamos no SAMU o recebimento de cinco novas ambulâncias. No próximo ano vamos renovar toda a frota. Faremos um novo concurso público para diversos cargos na Saúde, que está em fase de elaboração. E realizamos um processo seletivo simplificado que nos possibilitou a contratação de cerca de 500 novos médicos para nossas unidades.

Por meio de uma parceria estamos contratando também mais pediatras para dobrar o atendimento nas principais unidades de nossa rede. As equipes de Saúde da Família já foram ampliadas para 197 equipes, possibilitando a cobertura em toda a cidade. Ações que visam qualificar os mais de sete mil atendimentos diários realizados nas Unidades Municipais de Saúde.

Na Habitação entregamos, juntamente com o governo estadual e federal, 411 unidades habitacionais do Residencial Nelson Mandela e mais de mil unidades no Setor Jardins do Cerrado X, com recursos do governo federal. Atendendo ao anseio antigo de moradores, estamos entregando oito mil escrituras em 45 bairros diferentes da nossa capital.

Na Comurg, realizamos uma economia de mais de R$ 70 milhões e ampliamos os serviços, construímos 17 praças e outras 246 foram revitalizadas ou receberam manutenção. E dobramos a capacidade da coleta seletiva.

Vamos além, estamos modernizando todos os sistemas da Prefeitura visando eficiência e transparência total nos atos. Já lançamos o Uso do Solo Fácil, o Alvará Fácil, o Portal de Dados Abertos, que reforça a transparência, o RH Net, possibilitando uma auditoria automática na folha de pagamento, a plataforma da fiscalização que é a informatização da fiscalização feita pela Amma e Seplahn, com emissão de alertas para cumprimento dos prazos. O sistema de controle de feiras e equipamentos fixos, que é uma ferramenta moderna, que permite a gestão e controle das feiras. Estaremos ainda com alguns sistemas ainda em fase de teste, como o Inventário, que é um programa que fará o gerenciamento de todo parque tecnológico, possibilitando ainda a produção de relatórios de forma ágil, o atendimento online da Prefeitura de Goiânia, por meio de um atendente virtual, o alvará de localização e funcionamento fácil que vai permitir a emissão de documentos pela internet em até 24 horas, a roteirização da Guarda Civil Metropolitana, que é um sistema que agendará a rotina semanal de cada equipe da Guarda, e a Prefeitura 24h, que é um canal de comunicação direto entre o cidadão e a Prefeitura, permitindo a solução de demandas online e o agendamento de serviços. São avanços que precisam ser lembrados não como forma de comemoração, mas como análise do nosso trabalho, que divido com vocês, nobres vereadores.

Para finalizar, destaco o papel essencial do diálogo como a principal ferramenta que temos para vencer os desafios, que ele seja sempre nossa base política, é no que acredito. Por isso, deixo sempre minhas portas abertas para que possamos juntos alcançar objetivos elevados e voltados para o interesse público.

Recomendei à Secretaria de Finanças a apresentação de um relatório de todo trabalho feito nesta área a fim de que os senhores tenham um conhecimento real dos nossos avanços na área das finanças e recomendei à secretária da Saúde a distribuição de um relato sucinto dos avanços alcançados na área da Saúde.


Leia mais sobre: / / / / / Goiânia