20 de julho de 2024
Relações institucionais • atualizado em 19/11/2022 às 14:47

Vice-presidente dos Estados Unidos deverá vir ao Brasil para a posse de Lula

O ato será a retomada nas relações institucionais entre Brasil e Estados Unidos
Vice-presidente dos Estados Unidos deve prestigiar posse de Lula (Foto: Reprodução/Instagram)
Vice-presidente dos Estados Unidos deve prestigiar posse de Lula (Foto: Reprodução/Instagram)

A vice-presidente dos Estados Unidos da América, Kamala Harris deve vir ao Brasil para a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), crava a Revista Veja desta sexta-feira (18/11).

A confirmação deve ser anunciada nas próximas semanas e será o recomeço das relações institucionais entre os dois países. Na posse de Jair Bolsonaro (PL), o secretário de Estado Mike Pompeo representou os americanos.

Lula e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, negociavam uma agenda juntos, em terras norte-americanas antes da posse, mas a agenda de ambos se tornou um entrave para o encontro. A Veja destaca que o encontro fique para o Fórum Econômico Mundial de Davos, marcado para ocorrer entre 16 e 20 de janeiro.

A relação do governo brasileiro com os Estados Unidos, capitaneado por Joe Biden, não é nada boa. Bolsonaro demorou a reconhecer a vitória do democrata. Trumpista radical, apostava as fichas numa virada de mesa do republicano, o que não aconteceu, mantendo dúvidas sobre as eleições norte-americanas.


Leia mais sobre: / Mundo

Domingos Ketelbey

Jornalista e editor do Diário de Goiás. Escreve sobre tudo e também sobre mobilidade urbana, cultura e política. Apaixonado por jornalismo literário, cafés e conversas de botequim.